Medicina da Unoeste atrai pela qualidade e por sua estrutura
Candidatos do vestibular são motivados por familiares, amigos, visitas, ações de marketing e pela mídia

Candidatos do vestibular para ingressar na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) têm na qualidade de ensino e na estrutura os principais motivos em querer estudar na Unoeste. São sabedores desta realidade por mais de uma fonte e uma delas, com enorme peso, é a família.
Bárbara Helena Siolari está entre os que se candidataram e fizeram na tarde desta quarta-feira a primeira fase, sendo que a segunda será no sábado (24), também das 13h às 17h. Ela veio de Paranacity (PR) por recomendação de sua mãe Lucimara Siolari, psicóloga formada pela Unoeste.
Foi recebida por sua prima Iara Marques Roberto Alves, que é formada em Letras pela Unoeste, sendo que seu marido Ivan Alves iniciou o curso de Direito na mesma instituição, na qual as duas filhas também estudaram: a jornalista Elisa Alves e a psicóloga Maira Alves.
“Eu acho que a Bárbara tem a cabecinha formada sobre muitas coisas, inclusive no sentido de saber o curso e a universidade que quer. Então, meu incentivo é para que ela venha morar com a gente aqui em Prudente. Mas, se a Unoeste não fosse boa, eu não a motivaria”, afirma Iara.
Além de serem instruídos pela família, os jovens dizem que têm outras quatro fontes para saberem da qualidade e da estrutura: amigos que estudam ou estudaram na Unoeste, visitas estudantis à universidade, o trabalho feito pelo marketing em suas escolas e informações nas mídias, incluindo o site da instituição.
Procedente de Três Lagoas (MS), Maria Luiza Congro Rodrigues conta que está aprovada em outra instituição do interior paulista, mas quer estudar na Unoeste, por indicação de amigos egressos da Medicina e da Odontologia. “Eles falam que aqui é bem puxado; mas isso é ótimo”, avalia.
Sobrinha de médico e com interesse pela profissão desde criança, Camila Aparecida Roberdo Dias está concluindo o ensino médio no Instituto Federal, em Presidente Epitácio (SP) e pretende ser aluna da Famepp. Comenta que conhece bem a Unoeste, por questões familiares e por causa de visita.
Camila já esteve no campus II da universidade, em visita à Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp). Gostou do que viu e isso reafirmou as referências dadas por sua prima Mariana Troiani Dias, que fez Medicina, e sua cunhada Bruna Reis, que estudou Biomedicina.
“Elas disseram que a Unoeste é ótima. Minha prima contou sobre a estrutura e algo que me marcou foi a informação de que tem laboratório que é um dos maiores do país. As indicações sobre a Unoeste são muito boas, por referências e por pesquisas especialmente na área de saúde”, diz Camila.

Seus pais, a diretora de escola estadual Cristina Aparecida Roberdo Dias e o empresário Ailton Dias, querem muito que estude na Unoeste, pela proximidade entre Epitácio e Prudente (91 km), mas, especialmente, pelas questões predominantes no interesse dos candidatos em geral: qualidade e estrutura.
Com Beatriz Trípoli de Barros, que vem de Tupã (SP), não é diferente e tem ainda o estímulo da tia de uma prima. “Essa tia fez Medicina aqui e fala muito bem da universidade. Ela diz que o ensino é bom e que estudar aqui também é muito bom. Os professores e a estrutura são ótimos”, comenta.
A mãe de Beatriz, a cirurgiã dentista Fabiola Trípoli Maia Balsanini, conta que trabalha com a médica dermatologista Vanessa Calé, formada pela Unoeste. “Ela é uma ótima médica e fala muito bem da universidade”, diz a mãe acompanhada pelo padrasto, o bancário aposentado Márcio José Balsanini.
João Pedro Murilo Camarini é de Prudente, mora no Jardim Paulista e estudou no Colégio Adventista. Seu interesse pela Famepp surgiu no ano passado, ao conhecer os laboratórios da área de saúde, em visita estudantil. Interesse reforçado pela série Grey’s Anatomy, produção norte-americana exibida pela Netflix.
“Antes eu pensava em fazer o curso de Administração e no ano passado surgiu a Medicina. Fiquei em dúvida por um tempo, mas pelo fato de que um médico ajuda o próximo e até salva vidas, isso me fez mudar. Minha preferência é estudar na Unoeste. Não quero sair de Prudente”, afirma.
Recepção
Para os candidatos e os pais é feita recepção com a bateria do curso de Medicina na entrada principal de acesso ao campus II; aos pais coffee break pelo curso de Gastronomia e massagem relaxante pelo curso de Estética e Cosmética, no salão do Limoeiro; passeio de trenzinho para os pais conhecerem o campus II; exposições das listas de candidatos e salas em tendas instaladas em frente ao bloco B3, incluindo orientações prestadas por funcionários; e atenção especial da equipe de segurança.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste