CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cenário da engenharia é abordado durante evento acadêmico

Profissionais renomados proporcionam novas experiências aos futuros profissionais; Ciclo de Palestras começou segunda (23) e segue até sexta (27)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Cenário da engenharia é abordado durante evento acadêmico
Consultora Juliana Barone ministrou palestra durante abertura oficial do evento

Um leque diversificado de ideias trazidas por profissionais renomados para uma troca de experiências com os acadêmicos. É a proposta do Ciclo de Palestras de Engenharia da Unoeste, que teve início na noite desta segunda-feira (23) e segue até sexta (27). Partindo da valorização profissional, gestão de carreira e a ética diante do cenário nacional, uma programação repleta de opções está disponível na página do evento.
 
O Dr. Li Chong Lee Bacelar de Castro é analista de infraestrutura da Controladoria Geral da União (CGU), órgão vinculado ao Ministério da Transparência, e docente da Universidade Católica de Brasília (UCB); ministra a palestra de encerramento na sexta sobre “Engenharia estrutural para novos engenheiros”. Ele explica que a área estrutural tem novas tendências, maneiras modernas de raciocinar. “O BIM [Building Information Modeling], por exemplo, é um conceito atual quando se trata de projetos. É uma maneira de agregar informação”, conta.
 
Especialista em infraestrutura e manutenção, Li Chong começou como técnico em edificações até cursar a graduação. “A vida é um eterno aprendizado e o conhecimento vai se refinando conforme você vai se especializando”, afirma. Com o advento da tecnologia, é preciso mais do que muita leitura. “É preciso ter feeling para perceber o que é necessário ser feito, ter uma abordagem clara, uma opinião. Em campo, você é engenheiro e a formação depende do seu interesse”, completa Castro.
Foto: Gustavo Justino Professores Guilherme Camarini, Erickson Arving com o coordenador Amaro dos Santos e Juliana Barone
Professores Guilherme Camarini, Erickson Arving com o coordenador Amaro dos Santos e Juliana Barone

O alicerce do evento
O Ciclo de Palestras é uma iniciativa do Departamento de Engenharia Civil e, para o coordenador, Amaro dos Santos é a possibilidade de desenvolver qualquer ramo da engenharia. “Esse contato com os profissionais traz experiências, características regionais e um variado leque de aplicação dentro da profissão”, afirma. A graduação tem avaliação 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Ministério da Educação (MEC) e um histórico de egressos de sucesso. “Temos profissionais trabalhando em Dubai. Mesmo com a abertura de muitas escolas, nossa infraestrutura, corpo docente e laboratório são diferenciados”, afirma.
 
Motivo que atrai palestrantes de diversos Estados. Durante a abertura, nesta segunda (23), a consultora mineira Juliana Barone falou sobre a ética e a valorização profissional. “Temos um cenário ético conturbado. A operação Lava Jato, por exemplo, envolve grandes construtoras. E para um engenheiro se queimar com um trabalho ruim é muito fácil”, explica. Por isso, alertou aos futuros profissionais sobre as consequências e deixou dicas: “as pessoas precisam ser desinibidas, correr atrás do estágio, demonstrar interesse. A única coisa que cai do céu é a chuva”, brinca.
 
Saiba mais
O evento segue até a próxima sexta-feira (27) com atividades diárias. Palestras com profissionais renomados, encontro com egressos e mesa redonda para debates fazem parte da programação, que pode ser consultada na página do evento.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem