Medicina Esportiva e Oftalmológica são destaques em eventos
Jornada de Medicina Esportiva termina nesta sexta-feira (20); Simpósio de Urgências Oftalmológicas aconteceu na quarta (18)

“Não existe poção mágica melhor, para um paciente, do que uma orientação médica bem feita”. A frase da médica Silvana Vertematti refere-se ao uso de suplementos por crianças e adolescentes na prática esportiva. O tema foi um dos assuntos da 2ª Jornada de Medicina Esportiva do curso de Medicina da Unoeste, realizada no Teatro César Cava, que começou na quarta-feira (18) e segue até a noite desta sexta (20).
O papel do médico é identificar as necessidades destes pacientes, “um universo específico que acontece na fase do desenvolvimento de quem faz esporte”, explica Silvana, que veio da capital paulista para o evento. A médica é docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e tem na bagagem a prestação de serviços médicos durante os Jogos Olímpicos de 2016. Mestrando na área da Medicina Esportiva, ela tem propriedade para falar do consumo alimentar e uso de suplementos. “Cada pessoa tem seu DNA, sua individualidade. Por meio de avaliação clínica, o médico atua no desenvolvimento do adolescente orientando sobre o volume de treinamento de forma específica”, pontua Silvana.
Outra atração desta quinta-feira (19) foi o educador físico Dr. Luis Alberto Gobbo, docente da Unesp e coordenador do projeto Viva Forte, que combate a sarcopenia, uma síndrome geriátrica responsável pelo decréscimo de massa e força muscular em idosos. Ele ressaltou a importância do trabalho em conjunto para o atendimento especializado. “Temos um grupo que foca em encontrar o melhor treino para os idosos. Usamos a resistência elástica, a academia de musculação da Unesp e existe um cuidado específico com cada caso, já que cada um possui uma particularidade”, segundo Gobbo.

A jornada termina nesta sexta-feira, a partir das 19h30, com Rodrigo Velloni da Silva Bastos ministrando palestra sobre o uso de whey protein e creatina, e Vanessa Ribeiro de Resende abordando as lesões no MMA. O evento começou na quarta recebendo Nemi Sabeh Junior para falor sobre a coordenação médica no alto índice; o Dr. Alex Souto Maior que palestrou sobre exercícios de força para prevenção de lesão.
Simpósio de Oftalmologia – O trabalho ativo das ligas não se restringe a medicina ortopédica e esportiva. Na quarta (18), foi realizado o 1º Simpósio de Urgências Oftalmológicas organizado pela Liga Acadêmica de Urgência, Emergência e Medicina Intensiva em conjunto com a Liga Acadêmica de Oftalmologia, também dos cursos de Medicina da universidade. O evento realizado no Hospital Regional (HR), contou com a participação do médico Leonardo Castilho, que falou sobre o glaucoma agudo; a oftalmologista Palmira Ferrante que ministrou palestra sobre corpo estranho ocular e lesões químicas; além de Sérgio Crivelin com o tema trauma e reconstrução ocular.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste