Ação da Estética traz autoestima para mulheres da comunidade
Graduação promoveu “Mudando Meu Look”; além do visual, iniciativa desenvolvida durante três meses trouxe bem-estar e qualidade de vida para as modelos

Em 21 de fevereiro deste ano, Maria Sueli de Jesus Silva, 49, iniciou uma experiência que seria única em sua vida. Mãe de Gabrielle, acadêmica do 6º termo do superior de tecnologia em Estética e Cosmética da Unoeste, ela passou por uma transformação que foi além do seu corpo, pois também mexeu com a sua autoestima. “Com sobrepeso e início de depressão, encontrei, por diversas vezes, minha mãe chorando, pois achava que as pessoas riam dela”, relata a estudante. Por esses e outros motivos, a jovem incentivou Maria Sueli a participar da 1ª edição do Mudando Meu Look, promovido pela sua graduação. Os resultados dessa e de outras mudanças foram apresentados na noite dessa terça-feira (30).
As modelos que integraram a ação desenvolvida durante três meses, receberam cuidados de estética capilar, facial e corporal, spaterapia, visagismo, além de consultoria sobre roupas e maquiagem. Gabrielle revela que após o período de tratamento, sua mãe emagreceu 8 kg. “Ela sentia muitas dores, principalmente no joelho por conta de uma lesão no menisco e, com a spaterapia isso foi atenuado”. Prestes a se formar, comenta que toda essa experiência foi uma grande lição de vida. “Devemos acreditar que as coisas são possíveis, mas para a mudança é preciso, antes de tudo, se aceitar e se amar. Com essa iniciativa comprovamos que os resultados estéticos são reais, o que valoriza a nossa profissão”, conclui.

Maria Sueli também se surpreendeu com a sua transformação e o mais importante: voltou a sorrir. “Eu achei tudo maravilhoso e percebi minha pele, cabelo e corpo ficaram diferentes. Já estou usando roupas que antes não serviam. Estou feliz também, em constatar que a minha filha está preparada para atuar no mercado de trabalho”, diz.
Assim como Maria Sueli, outras cinco modelos desfilaram no palco do Teatro César Cava, esbanjando simpatia e carisma. A consultora Cristina Guion também elogiou os cuidados recebidos pela graduação. “Fiz tratamento para caspa e oleosidade no couro cabeludo; na parte corporal, as indesejadas gordurinhas também foram amenizadas e, também, recebi dicas de roupas e maquiagens mais indicadas para o meu tom de pele. Todo esse trabalho foi aprovadíssimo”.
De acordo com a coordenadora da graduação, Bruna Corral Garcia, o Mudando meu Look é o resultado do trabalho desenvolvido pelo 6º termo da graduação, por meio do Projeto Integrador. “Agregamos cinco disciplinas para a realização de uma transformação”. Joandele Cristina da Silva Barcelos é uma das docentes responsáveis pela atividade, ela comenta que as estudantes criaram protocolos de tratamento personalizados. “Foi muito positivo, pois apesar de cada acadêmica ficar responsável por uma área em seu grupo, houve um trabalho conjunto. O amadurecimento delas quanto esteticistas ficou muito evidente, pois com profissionalismo e comprometimento preocuparam-se com a imagem e o bem-estar das modelos. Gostaria de parabenizar a todas pelo empenho e resultados apresentados no desfile”, conclui.
Antes de iniciar a graduação, Fabiana Bosquetti fez uma pesquisa de mercado e visualizou a estética como um campo promissor de trabalho ou até mesmo para empreender com o próprio negócio. “Aos poucos fui me descobrindo e gostando do curso, principalmente na parte de estética corporal que é onde desejo atuar. O Mudando Meu Look foi uma experiência nova que proporcionou momentos enriquecedores”.
Anaias Yocelis Navarro é venezuelana. Ela conta que morou na Espanha, onde se casou com o prudentino Gabriel Gasparim. “Quando viemos para o Brasil não conhecia nada aqui em Presidente Prudente. Meu marido começou a fazer Zootecnia na Unoeste e como trabalhei como cabelereira nesse outro país, optei pela Estética e Cosmética”. A universitária declara que no projeto integrador foi responsável pela spaterapia. “Adquiri um olhar mais técnico e compreendi, principalmente, que a cliente precisa ser avaliada como um todo, levando em conta suas limitações e particularidades”, diz.
Avaliação técnica – O 1º Mudando Meu Look contou com um corpo de jurados que atuam nas áreas de estética facial, corporal, capilar, visagismo e spaterapia. Após cada apresentação, o júri avaliou os seguintes critérios: comprometimento, protocolo da área específica, criatividade na apresentação, resultado específico e resultado final geral. Patrícia Alessandra Fukura de Abreu julgou á área de spaterapia. “Foi um evento muito legal, pois percebemos a evolução dos tratamentos e o comprometimento das acadêmicas em melhorar além do visual, como a qualidade de vida das suas modelos que representaram as futuras clientes da vida real”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste