Autoridades homenageiam Medicina Unoeste pelos 30 anos
Representantes do Cremesp, e do poder público das cidades de Presidente Prudente, Guarujá, Jaú e de São Paulo enaltecem trabalho da universidade na formação médica

Mais de 4 mil médicos formados, estruturas físicas e pedagógicas referências no país, corpo docente de alto nível, avaliações externas excelentes e expansão para outros municípios paulistas! Assim, a Faculdade de Medicina da Unoeste chega aos seus 30 anos de história e a população é a principal beneficiada. Para comemorar o jubileu de pérola, a universidade preparou uma programação especial de comemorações, neste último fim de semana, com a participação da comunidade acadêmica e de autoridades públicas e representantes de entidades.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavinio Nilton Camarim, participou das comemorações. Ele chegou a Prudente na sexta-feira (25) e conheceu parte da estrutura da maior universidade do oeste paulista. “Sou testemunha ocular do bom trabalho desenvolvido pela Unoeste. Vemos a boa formação de médicos para atender toda a população de Prudente e região. Parabenizo o Dr. Gabriel (diretor da Medicina Unoeste) e toda a sua equipe, pois pude constatar que trabalham com garra e amor”.
O Guarujá, uma das cidades paulistas selecionadas para receber a escola médica da Unoeste, esteve representado pelo presidente da associação mantenedora do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde Manso, e pelo vereador e secretário municipal de Esportes, Ronald Nicolaci. “A chegada da Unoeste em Guarujá representa um grande salto de qualidade para o hospital e também para toda a população guarujaense, que recebe seu primeiro curso médico. E para a nossa felicidade, essa graduação chega com a Unoeste, que é uma potência no interior do Estado. Dentro do hospital teremos alunos frequentando nossas instalações e levando atenção e qualidade em atendimento aos nossos pacientes. Os alunos de Medicina vão trazer maior suporte à rede básica, A cidade só tem a ganhar”, destaca o presidente do hospital Santo Amaro, local que funcionará a graduação neste primeiro momento.
“Não vejo mais o Guarujá sem a Unoeste. Além dos benefícios para o atendimento em saúde, temos também toda a potência financeira que esse curso levará para a cidade. O nosso prefeito (Valter Suman) compartilha do mesmo sentimento. Quando se coloca uma universidade, do nível da Unoeste, dentro da cidade, com certeza irá atingir a população mais carente, da mesma forma que aconteceu aqui na região prudentina. Essa parceria é muito bem vista por todos”, ressaltou Nicolaci. Também participou do evento o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, que também enalteceu a graduação médica da Unoeste, ao formar profissionais de qualidade. “A medicina evolui todos os dias e o médico não só tem que aprender a teoria como também aprender a aprender. Nesses 30 anos a Unoeste cresceu muito. Começou aqui e está expandido para outros municípios”, pontua o secretário da capital.
O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, frisou a importância da Faculdade de Medicina para a região. “Além de trazer milhares de alunos nesses 30 anos, formou excelentes profissionais de saúde. O próprio Hospital Regional teve origem do curso médico da Unoeste. A saúde em Prudente tem sido considerada uma das melhores do país, com ótimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estamos numa das melhores cidades para se viver na terceira idade. Enfim, essa relação de saúde que a cidade oferece com a Faculdade de Medicina é muito íntima, por isso, somos muito gratos à Unoeste”.
Quem também comemora o jubileu e a parceria com a Medicina Unoeste é o frei Francisco Beloti, superintendente do Hospital Regional (HR). Ele falou da maneira como foi recebido pelo professor Agripino de Oliveira Lima Filho (fundador da Unoeste e do Hospital Universitário, atual HR). “Ali já nasceu uma comunhão de ideais e de trabalho. Curso de Medicina sem hospital e hospital sem universidade, não existem. São almas gêmeas! Essa parceria vem acontecendo há muitos anos e sempre com muito êxito. Toda a população ganha, pois estamos entre os maiores hospitais do Estado e um dos que mais operam. A Secretaria de Estado da Saúde realiza uma pesquisa com os usuários e recebemos 94% de satisfação pública. A nossa farmácia de distribuição de medicamentos ganhou como a melhor do Estado. O AME também tem uma excelente nota na avaliação. Esse contexto todo faz com que a Unoeste ganhe, porque estamos formando bons profissionais”.

Reconhecimentos – Em cerimônia de abertura ao evento comemorativo, que ocorreu no sábado (26), no Espaço Solarium, o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, entregou homenagens à equipe gestora do curso, como o diretor Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, e as coordenadoras Nilva Galli (geral) e Ilza Martha de Souza (administrativa). A Faculdade de Medicina da Unoeste também recebeu homenagens das Câmaras Municipais de Jaú e de Presidente Prudente. No último dia (22) representantes da Unoeste foram recebidos no gabinete do prefeito de Jaú, Rafael Agostini, em reunião que também contou com as presenças dos vereadores locais Fernando Barbieri e Wagner Brasil, que inclusive fez a entrega de homenagem da Câmara Municipal aos 30 anos da Medicina Unoeste. No baile, os representantes do legislativo prudentino, os vereadores Ênio Perrone e Alba Lucena Fernandes Gandia, entregaram a placa de honra ao mérito ao diretor da graduação. Surpresas, a funcionária Adriana Alba dos Santos, que está na universidade desde 1987, e a professora e médica Dra. Elza Utino, na Unoeste desde 1983, receberam homenagens dos gestores.
Carapeba lembrou-se do sonho de seus avós, professores Agripino e Ana de Oliveira Lima, na construção de uma instituição de ensino superior, que começou com cursos de licenciatura, em 1972. “Depois, vieram os cursos de saúde, começando com a Odontologia, em 1975, depois outras graduações, e em 1988 a Medicina. É um orgulho resgatar toda a história e comemorar todas as conquistas com todos vocês”.
Programação – O cronograma comemorativo teve início na sexta-feira (25), com a palestra ministrada pelo presidente do Cremesp, Lavinio Nilton Camarim. Antes do evento, realizado no Teatro César Cava, o presidente conheceu a estrutura do campus I, local que abriga o curso médico. Dentre os locais visitados, passou pelo Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim), um dos mais bem equipados da América Latina, e conheceu algumas tecnologias desenvolvidas na universidade, como os aplicativos utilizados na TV Interativa, que aprimoram o ensino em saúde. À noite, falou com alunos e médicos sobre a atuação do conselho. “Protegemos o médico, a boa prática médica e principalmente a população. O Cremesp tem viajado pelo interior, lugares mais distantes da capital, visando verificar quais são as dificuldades das instituições e dos médicos que estão servindo toda a população. O objetivo é sugerir, ajudar e contribuir com a saúde pública deste país”.
Sobre a proposta existente de acabar com o formato do Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente apontou dados que comprovam a necessidade desse sistema que, segundo ele, foi uma grande reforma do Brasil nos últimos anos. “Temos 160 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS, e entre 45 e 50 milhões que dependem do serviço suplementar. Temos o maior calendário vacinal do mundo, somos referência no tratamento de HIV e temos um dos maiores sistemas de transplante do mundo. Precisamos é de um melhor financiamento do nosso sistema”, destacou, frisando sua posição contrária à proposta. No sábado à tarde, Camarim visitou o Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste