Dez empresas mantêm invencibilidade no Top of Mind Facopp
Premiação das marcas mais lembradas pela população prudentina fez uma referência especial às organizações que ganharam o troféu durante dez anos seguidos

A maior premiação do mercado do oeste paulista, o Top of Mind Facopp, consagrou a 10ª edição na noite da última quarta-feira (30) com um destaque especial: as dez empresas que foram vencedoras invictas em todas as edições receberam o Prêmio Titatium, em homenagem ao sucesso das marcas junto à população.
A cerimônia foi realizada no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste e ao todo premiou 39 empresas da cidade, que tiveram as marcas como as mais lembradas pela população, resultado da pesquisa de campo promovida pela Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (SP).
A solenidade teve como cerimonialista o jornalista Yuri Greghi, formado pela Facopp, e como atração musical o violinista Gael Namastê, que trouxe para a noite a apresentação “Violineon”. Logo após, foi dada a palavra às coordenadoras da Facopp, Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo e Larissa Crepaldi Trindade. Ao falar sobre o prêmio, Trindade afirmou que estar no topo da mente do consumidor não é tarefa fácil, mas para que isso se torne possível, o melhor caminho é a comunicação. “Se nós não dissermos a ninguém, nunca chegaremos na mente das pessoas. Por mais que tenhamos bons produtos e bons serviços sendo oferecidos aos nossos clientes, se não comunicarmos não conseguiremos ser lembrados. Portanto, a comunicação é um investimento.”
Segundo Carolina Mancuzo, o prêmio Top of Mind Facopp já faz parte do cenário da comunicação empresarial da cidade. “Ele movimenta o mercado publicitário prudentino e faz com que outras empresas também sintam o desejo de receber esse prêmio. A partir do momento em que começamos este trabalho, as empresas descobriram o que era uma pesquisa de mercado e já trataram de se planejar para ser a marca mais lembrada e passaram também a investir mais em comunicação.”
E para garantir os investimentos, o Top of Mind também tem procurado se refinar em confiabilidade. Nestes dez anos, já foram pesquisados 61 segmentos do mercado, sendo 87 empresas premiadas, contabilizando 411 troféus entregues ao todo. Estanislau Marrafão, um dos organizadores do evento e da pesquisa de mercado, diz que o prêmio acaba atuando também como um endomarketing para a empresa. “Ele promove um engajamento nos funcionários, e vemos isso, pois muitas marcas trazem a equipe junto para participar da premiação. Isso gera uma valorização e reconhecimento da marca.”
Em comemoração a 10ª edição, a comissão organizadora preparou grandes surpresas para noite, como o lançamento da nova logomarca do evento, que foi desenvolvida de pela Agência Facopp de Publicidade. Segundo o professor Haroldo Oliveira Filippi, na nova identidade visual foram mantidos os elementos da versão anterior, porém alguns detalhes foram aprimorados. “A cabeça interage com a tipografia, as cores têm mais harmonia, as fontes são bem definidas. Saem o preto e branco para entrar o cinza e o laranja. O ponto alto é o círculo que aparece na cabeça e que remete ao cérebro, que justamente traz a lembrança da marca”, justifica.
Os ganhadores deste ano em suas respectivas categorias foram: Água Mineral Santa Inês (Água mineral), CVC (Agência de turismo), Academia Templo (Academia de ginástica), Liane (Loja de carro multimarca), Liane/VW (Concessionária de carros), Bar do Pisca (Bares), Dachô (Restaurante Japonês), Pizzaria Nº1 (Pizzaria), Guaíba (Churrascaria), Anglo Prudentino (Colégio particular e Escola infantil), CNA (Escola de línguas), Unoeste (Instituição de Ensino Superior), Drogasil (Drogaria), Farmácia Campos (Farmácia de Manipulação), Muffato (Hipermercado), Estrela (Supermercado), Seiko (Joalheria ou Relojoaria), Portal D’Oeste (Hotel), Carpe Diem (Motel), Panificadora Formosa (Padaria ou Panificadora), Tra Lá Lá (Buffet Infantil), Liane (Loja de material para construção), Rio Branco (Imobiliária), Chuveirão das Tintas (Loja de tintas), Ótica Diniz (Ótica), Rede Prudentão (Postos de combustível), Cremone-Honda (Concessionária de motos), CHIC (Revista Prudentina), Rádio Comercial (Rádio AM), 98 FM (Rádio FM), Cinderela (Sorveteria), Rangoo (Hamburgueria), Nelore de Ouro (Casa de Carnes), Scada Café (Cafeteria), São Francisco (Pet Shop/ Clínica veterinária), HR (Hospital), Ri Happy (Loja de brinquedos e Sinomar Calmona (Colunista Social).
A expectativa pela premiação foi sentida a todo momento pela vibração dos convidados. Durante o evento, foi possível notar o forte engajamento de empresários e colaboradores. Torcidas organizadas compareceram em peso, uniformizadas e munidas de balões e confetes. Com chuva de aplausos e gritos comemoraram a vitória. Mariana Campos esteve presente para torcer pela empresa na qual trabalha, a Farmácia Campos, pela primeira vez ganhadora na categoria Farmácia de Manipulação. “É muito gostoso mesmo. Eu nunca vivi isso”, diz ela.
Após as premiações, foi realizado um coquetel para os convidados no espaço Agripino Lima, produzido pelos alunos do curso de Gastronomia da Unoeste.

Troféu Titanium
Além das 39 categorias prestigiadas, a grande novidade dessa edição ficou por conta da entrega do troféu Titanium, um prêmio especial destinado às dez empresas que venceram consecutivamente todas as edições, consolidando-se como as marcas top de mercado.
As marcas contempladas foram: Água Mineral Santa Inês (Água Mineral), Liane Veículos, Colégio Anglo Prudentino (Colégio Particular), Unoeste (Instituição de Ensino Superior), Drogasil (Drogaria), Portal D’Oeste (Hotel), Chuveirão das Tintas (Loja de tintas), Rede Prudentão (Posto de Combustível), Cremone-Honda (Concessionária de Motos) e Sinomar Calmona (Colunista Social). Todas elas agora deixam a premiação e não concorrem mais no ano que vem para dar lugar a outras categorias. “São marcas consolidadas junto à população”, explica Larissa Trindade.
Para Marco Ferro, representante do Hotel Portal D´Oeste, ter vencido por dez vezes significa uma grande satisfação e o reconhecimento da população de que a empresa agrega valor aos serviços oferecidos. “A sensação é de que nós cumprimos com o nosso dever como empresários e os nossos colaboradores fizeram de tudo para que o sucesso fosse alcançado, então estamos muito felizes.”
A Liane Veículos foi uma das maiores premiadas da noite, além do troféu Titanium, ganhou nas categorias concessionária de carros e loja de carros Multimarca. Marcos Erias, gerente na empresa, evidencia o trabalho em equipe como um dos fatores fundamentais para o reconhecimento do público. “Se a gente está aqui hoje é porque os clientes gostam do nosso atendimento”, afirma ele, que destaca ainda a preocupação em manter o preço e qualidade.
O jornalista Simonar Calmona foi outro que levou o troféu Titanium para casa por vencer pela décima vez na categoria de Colunista Social. De acordo com ele, um reconhecimento desses é importante porque se reflete em credibilidade. “O segredo desse meu trabalho é estar em tudo e aberto para todos. Se for notícia, não interessa se é aqui, lá no João Domingos, no Ana Jacinta ou no centro da cidade. Acho que isso consolidou meu nome.”
A Unoeste também recebeu o troféu Titanium por ser a melhor Instituição de Ensino Superior por dez anos seguidos. “Este reconhecimento é resultado do nosso trabalho, da variedade de cursos e da estrutura que a universidade oferece”, explica o coordenador de Comunicação da Unoeste, Bruno Takikawa.
Trabalho Acadêmico
Ao final da premiação, todos os ganhadores tiveram oportunidade de confraternizar, posar para fotos com os troféus e dar entrevistas para as equipes de estagiários responsáveis pela cobertura. Ao todo, 140 pessoas trabalharam para que o evento acontecesse, entre alunos, estagiários e professores.
Além de difundir a comunicação e prestigiar as empresas prudentinas, o Top of Mind Facopp cumpre uma função acadêmica ao colocar os estudantes de Comunicação em contato com atividades práticas, desde a pesquisa de mercado até a realização da noite de premiação. “É uma alegria estar aqui e fazer parte da equipe. Até me arrependo de não ter participante antes”, diz Fernanda Ferreira, aluna do 7º termo de Jornalismo e estagiária de fotografia, que pela primeira vez trabalhou no Top of Mind Facopp.
Para o estudante Victor Gomes, também do 7º termo de Jornalismo e membro da equipe do Portal Facopp, ter participado do evento significou bastante para sua formação acadêmica. “Eu pude ter uma visão mais da produção do evento, de como se constrói no geral. Isso foi muito bom para minha experiência.”
Serviço – Toda cobertura, fotos e vídeos da 10ª edição do Top of Mind Facopp pode ser conferida no Portal Facopp e no canal da TV Facopp no Youtube.
Por Isabelly Fernandes e Rafael Barbosa, da Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste