La Nostra Cucina traz pratos típicos da culinária italiana
Chef Bárbara Cardin coordenou evento realizado por alunos do 3º termo da Gastronomia, na noite dessa terça-feira (25)
Cremoso, saboroso e sofisticado! O risoto é um tradicional prato italiano e ganhou espaço também nas cozinhas do mundo todo. Do original ao arancini (bolinho de risoto), suas variadas receitas agradam paladares e tornam qualquer refeição mais refinada, por mais simples que seja. E ele esteve no Menu do glamoroso evento La Nostra Cucina, promovido pelo 3º termo do curso de Gastronomia da Unoeste, na noite dessa terça-feira (25), como parte do encerramento do módulo de Cozinha Italiana, ministrado por uma especialista na área, a chef Bárbara Cardin.
Realizado no Espaço de Eventos da Gastronomia, no campus II, os 34 alunos da turma planejaram e executaram um jantar para familiares e amigos, com direito a sete pratos diferentes. A chef Bárbara, participante da segunda temporada do MasterChef Profissionais, programa exibido em 2017 pela Band, conta que o jantar integra uma avaliação prática, que corresponde a 40% da nota, onde os alunos ficaram responsáveis por toda a preparação. “Eles foram divididos em grupos e produziram um cardápio de acordo com o que aprenderam em aula, mas não ficaram restritos às receitas da apostila, eles também criaram seus próprios pratos”, conta.
Com decoração típica, logo ao entrar no salão os convidados já conseguiam antever o que encontrariam na noite. Para aumentar ainda mais a expectativa, o Menu com as entradas, pratos principais e a sobremesa, também já era exibido em cada mesa: Benvenuto – Pane Burro Alle Erbe; Antipasti – Panzanella e Arancini; Primi Piatti – Fettuccine Ai Funghi; Secondi Piatti – Ossobuco Alla Milanese com Gremolata e Rissotto Alla Zafferano; Dolci – Cannoli. Uma oportunidade de os futuros gastrólogos mostrarem para aqueles que os acompanham de perto o que estão aprendendo na universidade. “Eu disse para eles [alunos] que, na profissão, nem sempre temos a oportunidade de cozinhar e servir nossos familiares. Hoje, eles podem fazer um jantar inesquecível para as pessoas que mais gostam”, destaca Bárbara.
A Camila do Carmo França Costa, 21, estava na equipe responsável pelo famoso cannoli, sobremesa tradicional italiana. Ela explica que o doce é feito com uma fina massa frita recheada de creme de ricota com chocolate, com cereja numa ponta e pistaches em outra, remetendo, assim, às cores da bandeira da Itália. “Eu estava muito ansiosa para essa disciplina, porque quando eu entrei no curso era o que eu mais queria, e foi tudo como eu esperava! A chef Bárbara é ótima, tem muita vivência na área, e consegue passar tudo pra gente”, define.
É o que também afirma Célio Fagundes da Silva, 21. “É uma profissional com muito conhecimento. Tivemos uma ótima experiência, principalmente com a realização desse evento que nos dedicamos muito”, relata o estudante, que é de Teodoro Sampaio (SP), mas que se mudou para Prudente com o objetivo de se dedicar mais aos estudos. “Na Unoeste temos uma das melhores estruturas do Brasil. Eu tive a oportunidade de ir para outra instituição do Paraná, mas não quis justamente por conta do que a Unoeste oferece, além da qualidade dos professores”.
A família Paulino também saiu satisfeita e orgulhosa da noite que teve na universidade. Sandra, Nilson (pais) e Jussara (irmã) prestigiaram o trabalho de toda a turma, mas os olhos estavam totalmente voltados à aluna Tamiris, de 19 anos. “Ela [Tamiris] estava ansiosa para o evento, se empenhou bastante e está muito feliz com o curso. O jantar foi maravilhoso, é o segundo que participamos, e é muito gratificante ver o trabalho já sendo realizado por ela. Já me sinto orgulhosa e realizada”, expõe a matriarca da família, e completa dizendo que a Thamiris já faz muitos pratos em casa, principalmente sobremesas.
A Reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, participou do La Nostra Cucina e manifestou sua total satisfação com o profissionalismo e dedicação dos estudantes e da chef de cozinha para a realização do jantar. Por fim, Bárbara acrescentou que a experiência na Unoeste foi incrível, algo que excedeu as suas expectativas. “Sempre ministro workshops, minicursos, mas no ensino superior, numa grande universidade, foi a primeira vez. Um desafio grande, mas estou saindo com o pensamento de dever cumprido, feliz com o resultado”, finalizou.
Faça Gastronomia Unoeste
Esse é um dos cursos oferecidos no Vestibular 2019 e as inscrições para o processo seletivo já estão abertas. A prova para essa graduação será no dia 24 de novembro. Estude numa das melhores e mais completas estruturas do Brasil, conforme atestado pela própria chef Bárbara Cardin no podcast abaixo:
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste