CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enetec é realizado na Unoeste com pessoas de vários estados

Encontro Nacional de Educação Tecnológica traz experiências de que é possível aliar educação e tecnologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Enetec é realizado na Unoeste com pessoas de vários estados
Enetec é realizado no Teatro César Cava, na Unoeste

Aliar educação e tecnologia não só é uma tendência mundial como também já é realidade no Brasil. Experiências de sucesso em sala de aula, nos ensinos fundamental e médio, foram apresentadas no 11º Encontro Nacional de Educação Tecnológica (Enetec), evento realizado pela Caltech em parceria com a Unoeste e Prefeitura de Presidente Prudente. As atividades ocorrem nesta sexta-feira (25), no Teatro César Cava, campus I da universidade.

Além de municípios do estado de São Paulo, o evento também tem representantes de cidades dos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Alagoas, que vieram mostrar os resultados das experiências utilizando o software Visual Class, desenvolvido pelo empresário Celso Tatizana, da Caltech.
 
Há 11 anos o Enetec é realizado na Unoeste, em parceria com a Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste), oferecendo todo o suporte na organização das atividades, conforme explica o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo. Também conta com apoio do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da universidade para a transmissão ao vivo do evento na internet.
 
Em agradecimento, Tatizana ressaltou que os protagonistas do encontro são os estudantes e frisou a importância dos parceiros para tornar realidade o evento anual. Também compartilhou uma conquista que, segundo ele, só foi possível por conta do engajamento de vários envolvidos num grande projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti, dentre eles, as escolas, a Prefeitura e a Unoeste.
 
“Em 2016, Presidente Prudente passou pela maior epidemia de dengue da história. E naquele ano decidi transformar o Enetec num cavalo de guerra contra a doença. Fizemos uma mesa-redonda com grandes especialistas da área. Em 2017, criamos um aplicativo de combate ao mosquito Aedes aegypti e ganhamos o prêmio utilidade pública como o melhor aplicativo do ano. Este ano, 2019, fui chamado em Brasília para reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, porque ele soube que eu estava trabalhando neste projeto. É o mesmo software utilizado na aula e que pode também ser utilizado para localizar os mosquitos e saber onde estão”.
 
Celso conta que o software oferece o acompanhamento da infestação em tempo real, já que hoje é feito um boletim trimestral. No entanto, esse período é muito longo, pois o mosquito se procria em uma semana. “O boletim tem que ser diário e o ministro ficou impressionado, demonstrando interesse por um projeto piloto no Brasil com o Visual Class. Então, venho agradecer à Unoeste que sedia a Enetec, sendo a primeira instituição que se aliou ao combate do mosquito; à Prefeitura de Prudente, que também já está implantando o software e será a primeira cidade a fazer esse controle digital; e a todos os professores que desenvolveram aulas sobre a dengue nas escolas”.
 
A mesa principal foi composta pela Sonia Maria Pelegrini, secretária de Educação de Prudente; Moacir Del Trejo, diretor da Faculdade de Informática (Fipp); Raimundo Conde, secretário de Educação de Manacapuru (AM); Luiz Sergio de Oliveira, representando também o Amazonas; e César Montes, presidente do Instituto César Montes de Salvador (BA).

Foto: Mariana Tavares Mesa principal com representantes da Unoeste, Caltech, Prefeitura de Prudente e dos estados do Amazonas e da Bahia
Mesa principal com representantes da Unoeste, Caltech, Prefeitura de Prudente e dos estados do Amazonas e da Bahia

 
Programação
No período da manhã, após a abertura oficial, foi apresentado o painel “Aplicação de simulados da Prova Brasil utillizando meios digitais”, com relatos de casos do professor da Universidade do Estado do Amazonas, Luiz Sérgio Oliveira Barbosa, de Itacoatiara (AM); da coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal de Macapá, Thais Pontes; e de Suzane Brandão, secretária de Educação de Anadia (AL). Em seguida, ocorreram o 16º Concurso Nacional Visual Class, a premiação do 11º Concurso Nacional Professor Multimídia e o 13º Concurso Internacional Visual Class. Durante a tarde acontece a oficina “Criação e aplicação de simulados da Prova Brasil, Enem e Enade utilizando software de autoria”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem