CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Núcleos de Formação Docente compartilham experiências

Encontro reuniu coordenadores e docentes de cursos da Unoeste; objetivo é fortalecer o processo contínuo de atualização e desenvolvimento pedagógico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Aline Blasechi Núcleos de Formação Docente compartilham experiências
Coordenadora pedagógica, Aparecida Darcy Alessi Delfim, destacou as justificativas para a criação dos núcleos

 
A educação exige uma atualização constante de quem atua nessa área. Frente aos avanços no ensino superior e às mudanças na relação professor-aluno, os núcleos de formação docente se tornam cada vez mais necessários no processo evolutivo que envolve o conhecimento.
 
Para mostrar as práticas desenvolvidas na maior universidade do oeste paulista e promover diálogos que reforcem a necessidade da troca de informações, os coordenadores de cursos e integrantes desses núcleos estiveram reunidos, nessa terça-feira (10), no auditório Azaleia, campus II da Unoeste.
 
A reunião também foi a última de 2019 e, na ocasião, o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, lembrou o potencial do “corpo humano” da universidade. “Não podemos nunca nos esquecer de que uma instituição é feita por pessoas e temos grandes profissionais aqui. E somando as experiências, crescemos juntos e solidificamos nosso trabalho na formação de profissionais que vão fazer a diferença”.
 
A coordenadora pedagógica, professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, fez uma apresentação das propostas dos Núcleos de Formação Docente, que na Unoeste estão divididos da seguinte forma: Nuforp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação); Nadep (Faculdade de Ciências Agrárias); Nufeps (Faculdade de Ciências da Saúde); Socialis (Ciências Sociais Aplicadas e Humanas); Trivium (Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo); Nipp (Faculdade de Informática); NAP (Faculdade de Medicina) e Nipet-EaD (Cursos de Educação a Distância).
 
“A justificativa da criação dos núcleos está devidamente ancorada em avaliação, como no Enped [Encontro Pedagógico dos Docentes], nas políticas de ensino estabelecidas por meio do PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no instrumento de avaliação externa e no próprio Estatuto da Unoeste”, completou a professora Darcy.
 
Inclusive, ela trouxe uma afirmação de um dos criadores do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), Andreas Schleicher: “A qualidade da educação de um país nunca será maior que a qualidade dos seus professores”.
 
Os integrantes dos núcleos fizeram apresentações do que tem sido trabalhado em termos de ações e estratégias. As primeiras delas em 2020 já estarão presentes no Enped, o que demostra, segundo o próprio Dr. Creste, essa capacidade da Unoeste em sempre buscar o melhor para a sua comunidade acadêmica, já que essa atuação reflete diretamente na formação dos futuros profissionais.
 
No momento de encerramento do encontro, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, também destacou a relevância dessas experiências compartilhadas, o que agrega de forma positiva a inovação no ambiente universitário.
 
Serviço
Acesse aqui mais informações sobre o Enped 2020, que está com inscrições abertas.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem