CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Camp de Empreendedorismo apresenta sete ideias de negócio

Acadêmicos tiveram cinco minutos para convencer uma banca de investidores sobre sua empresa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Camp de Empreendedorismo apresenta sete ideias de negócio
Estudantes apresentaram seus projetos à banca e aos demais alunos do curso de Administração

Cinco minutos. Este foi o tempo que cada equipe formada por acadêmicos do curso de Administração da Unoeste teve para convencer um grupo de seis possíveis investidores sobre o sucesso do seu negócio. A atividade, que simulou a criação de sete empresas, fez parte da 3ª edição do Camp de Empreendedorismo, realizada na noite da última sexta-feira (17), no Auditório Azaleia, no campus II da universidade.  

Com a proposta de atender o público da terceira idade da região de Presidente Prudente através de um condomínio de luxo, o Residencial Vecchio Giovane foi o grande vencedor da noite. O negócio, formulado por sete acadêmicos do 7º termo do curso de Administração, conseguiu as melhores notas da banca examinadora formada pelos empresários Lyncoln Lemes e Deyvisson Pinheiro; pela professora da pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios Elizabeth Emiko Katayama; pelo presidente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Dione Jonathan Ferrari; pela egressa de Agronegócio e organizadora da Startup Weekend Agrotech, Letícia Moreira da Silva; e pela microempreendedora Camila Polizello. 

A banca examinou cada empresa através dos seguintes critérios: Formulação do problema/oportunidade; proposta de solução; público-alvo, demanda, concorrentes; diferenciais do negócio; investimento inicial, fonte de recursos; indicadores econômicos-financeiros; perspectiva do negócio no futuro.

De acordo com Dione, presidente da Intepp, tanto o projeto vencedor, quanto alguns outros apresentados conseguiram identificar na sociedade necessidades reais. “A equipe campeã, em especial, conseguiu propor uma solução para essa necessidade com grandes possibilidades de expansão futura. Quesito importante observado pelos investidores”, explica.

Ele salienta ainda que atividades como essa proposta pela graduação em Administração é uma maneira de preparar o futuro profissional para que ele faça a diferença na sociedade e tenha sucesso em sua trajetória. “O que me chamou muito a atenção é que os alunos não pareciam estar ali apresentando um trabalho. Eles realmente tomaram para si a proposta do negócio, estudaram muito e pesquisaram o mercado. Isso vai muito além de uma atividade em sala de aula”, revela.

Foto: Erika Foglia Residencial Vecchio Giovane obteve a maior pontuação e foi o grupo vencedor da noite
Residencial Vecchio Giovane obteve a maior pontuação e foi o grupo vencedor da noite

Para Thalyta Cardoso, uma das integrantes da equipe vencedora, o diferencial da sua empresa foi a determinação e o trabalho árduo de cada um dos colegas envolvidos no projeto. “Batalhamos bastante para deixar tudo o mais real possível. Nosso objetivo foi chamar a atenção dos investidores e fazer com que o nosso negócio fosse visto como uma grande oportunidade para a região de Presidente Prudente”, fala.

De acordo com o professor Lechan Colares Santos, um dos responsáveis pelo Projeto Integrador, uma disciplina que visa a integração horizontal e vertical dos assuntos abordados em sala de aula desde o 3º termo do curso de Administração, os alunos trabalham essa proposta de empreendimento por cerca de dois anos e somente no 7º termo acontece a apresentação. “O principal benefício dessa atividade é a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho. Com esse projeto, os estudantes conseguem visualizar de uma maneira mais fácil tudo o que foi apresentado a eles em sala de aula, os deixando muito mais preparados para o mercado”, salienta.

Além do Residencial Vecchio Giovane, também foram apresentadas na atividade as seguintes empresas: Cervejaria Dona Augusta (que conquistou a segunda colocação), Cia da Batata Doce (que ficou com o terceiro lugar), Espaço Bella, Doce Vida, Casa do Churros e Sabor & Tradição.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem