CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fisio e Estética realizam ação diferenciada com pacientes

Orientações e terapias para diabetes e hipertensão foram oferecidas a cerca de 30 pessoas com idade média de 60 anos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Fisio e Estética realizam ação diferenciada com pacientes
Auriculoterapia foi uma das terapias oferecidas aos pacientes na manhã desta sexta-feira (10)

Uma parceria entre os cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmética da Unoeste proporcionou a cerca de 30 pacientes da área de cardiovascular uma atividade diferente, na manhã desta sexta-feira (10). Essas pessoas, com idade média de 60 anos, receberam palestra de orientação sobre a diabetes e a hipertensão e em seguida foram aplicadas terapias complementares como auriculoterapia, ventosaterapia, aromaterapia e musicoterapia.

De acordo com a professora responsável pela área de cardiovascular do curso de Fisioterapia, Dra. Francis Lopes Pacagnelli, esta ação engloba não somente a prevenção a essas doenças, mas também educação e interdisciplinaridade entres os estudantes. “Os acadêmicos do último ano de Fisioterapia orientaram os pacientes principalmente em relação ao exercício físico como prevenção à diabetes e hipertensão. Em seguida, a Estética e Cosmética trouxe algumas técnicas terapêuticas já aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS) para o manejo de estresse, já que ele é um dos fatores que mais descompensa essas doenças de base”, explica.

A professora responsável pela disciplina de Spaterapia do curso de Estética e Cosmética, Ana Karênina, conta que a parceria surgiu através de um projeto de extensão realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP). “Lá nós já atendemos pacientes hipertensos e diabéticos oferecendo essas intervenções de forma individualizada. Em conjunto com a professora Francis, tivemos a ideia de trazer esses serviços para os pacientes da Clínica de Fisioterapia, já que este tipo de terapia complementar pode agregar à reabilitação dessas pessoas ajudando nos níveis de ansiedade, de estresse e de dores, fatores que podem alterar a glicemia e hipertensão delas”, fala.

Sobre a importância da interdisciplinaridade, ambas as docentes foram enfáticas em afirmar que buscam sempre trazer essas experiências a seus alunos, já que a reabilitação completa de uma pessoa precisa de um trabalho em conjunto. “O profissional do século XXI precisa entender que ele nunca trabalhará sozinho se o objetivo for reabilitar um paciente de forma completa. Se trabalharmos sozinhos, conseguiremos melhorar somente um aspecto. Se trabalharmos em conjunto, conseguiremos melhorar o paciente como um todo”, salienta Ana.

Joyce Mariane Frutuoso, do 8º termo de Fisioterapia, acredita que essa iniciativa seja muito benéfica para os pacientes no sentido em que o conhecimento é a base para a melhora da saúde não somente deles, mas de toda a sociedade que os cercam. “Nosso objetivo é promover a saúde para essas pessoas. Através da informação passada a estes presentes, sabemos que os familiares e amigos próximos também terão acesso, pois muitos levam o conhecimento para dentro da sua realidade. Queremos que eles entendam a importância da prevenção dessas doenças. Há a fisioterapia, o controle do estresse, a alimentação e o exercício físico como ferramentas importantes para prevenir a diabetes e a hipertensão. A insulina e o tratamento medicamentoso não são soluções únicas”, diz.

Para a dona de casa Meire Regina Costa, de 55 anos, que mora no Jardim Aviação, em Prudente, e que faz tratamento cardiovascular desde 2017 na Clínica de Fisioterapia da Unoeste, esta atividade proporcionou a ela não somente orientações importantes sobre a diabetes e hipertensão, mas também momentos agradáveis com os outros pacientes, acadêmicos e professores das graduações envolvidas. “Sou apaixonada por toda essa garotada, o serviço e o tratamento dado por eles sempre são excelentes. Pra mim é uma alegria quando chega quarta e sexta-feira, dias que preciso vir até a clínica encontrar todo mundo. Tomara que se torne uma atividade frequente, estarei presente em todos”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem