CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada reúne alunos e profissionais da saúde em Jaú

Palestras, apresentação e premiação de trabalhos acadêmicos integram primeiro dia do evento, organizado pela Faculdade de Medicina da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Jornada reúne alunos e profissionais da saúde em Jaú
Dr. Fábio Leaes Leite falou sobre epilepsia na infância

O município jauense recebe nesta quinta (16) e sexta-feira (17)  a 1ª Jornada Acadêmica de Medicina da Unoeste. Alunos do curso médico e profissionais da saúde participam de 12 palestras com temas atuais da área. Transplante de medula óssea, imunoterapia tumoral, saúde pública, epilepsia na infância, fibrose cística, acidente vascular cerebral (AVC), além de apresentação e premiação de trabalhos acadêmicos estiveram na programação do primeiro dia da atividade, que ocorre no Espaço Grevillea.

Empatia foi um dos focos da abordagem do Dr. Fábio Leaes Leite, neurologista infantil que integra o corpo clínico dos hospitais Albert Einstein, São Luis do Morumbi e é diretor clínico do Grupo Notredame Intermédica. Ele falou sobre epilepsia na infância, destacando a importância do diagnóstico precoce para tratamento, mas também ressaltou que o profissional da saúde precisa se colocar no lugar dos pais na hora de atender uma criança com esse quadro. “É preciso ouvi-los, entender a história da família e da criança. Tudo que eles falam tem que ser levado em consideração, é verdade. Se alguma coisa está afligindo os pais, deve ser investigada. Quanto mais rápido diagnosticar, melhor será a evolução e o desenvolvimento do paciente”.

O neurologista mostrou imagens de crises convulsivas e apresentou características de algumas síndromes, com a de West e de Door. Segundo ele, em casa é possível perceber se a criança está tendo crises, por isso, a importância de conhecer suas diversas manifestações. “Sinais como movimentos rápidos ao piscar os olhos, olhar para o nada e não responder quando é chamada, movimentar um membro de forma estranha, forçar o pescoço para um lado, e vários outros... Tem que estar atento e assim que perceber qualquer anormalidade, é preciso investigar”, frisou.

Em seguida, o Dr. Renato Gonçalves Félix, pneumologista pediatra e coordenador do curso de Medicina de Jaú, ministrou palestra sobre fibrose cística. “Trata-se de doença genética, que envolve múltiplos órgãos e evoluí de forma crônica e progressiva”, explicou. A principal característica é o acúmulo de secreções nos pulmões, no trato digestivo e em outros órgãos. Ressaltou que o quadro clínico pancreático nutricional é: má digestão e má absorção (gorduras), esteatorreia (fezes volumosas, oleosas, fétidas e várias vezes ao dia), desnutrição proteico-calórica. “A consequência do individuo que não absorve gordura é a desnutrição. Muitas vezes a mãe é ‘acusada’ de não alimentar direito a criança, mas o problema pode estar na falta de diagnóstico correto”.

Encerrando o ciclo de palestras do dia, o Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho, neurologista da Santa Casa de Jaú, falou sobre linhas de cuidados do acidente vascular cerebral. “É a segunda doença que mais mata no mundo e é um importante fator de risco para óbito e incapacidade. É fundamental identificar o AVC o mais rápido possível, porque o tratamento adequado é em até 4h30, a partir daí a complicação é maior. Quando todos têm noção do que é o AVC e reconhece seus sintomas, tudo funciona melhor”. Ele conta que na Santa Casa é realizado um trabalho de capacitação para funcionários que atuam em outros setores, justamente para que todos consigam identificar a gravidade de alguns pacientes. “Quanto mais pessoas estiverem cientes dos sinais, mais rápido poderá ser o atendimento. E o estudante de medicina tem também esse papel de educar a sociedade”, relata.
Foto: Mariana Tavares Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho, neurologista da Santa Casa de Jaú
Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho, neurologista da Santa Casa de Jaú


Programação
O evento teve início com a palestra do Dr. Mair Pedro de Souza sobre Transplante de medula óssea (TMO). Falou sobre procedimentos realizados com paciente e doador no processo de transplante (pré, intra e pós), além de benefícios e riscos encontrados. Em seguida, a bióloga Dra. Graziela Gorete Romagnoli Castilho destacou o tema “Imunoterapia na Luta contra o Câncer”. Finalizando a programação matutina, a bióloga Denise Maria Cândido falou sobre “Escorpiões: um problema de saúde pública”.
 
Apresentação de Trabalhos
A Jornada Acadêmica de Medicina traz, ainda, a apresentação de trabalhos acadêmicos de alunos e professores do curso médico da Unoeste, bem como de profissionais de outras instituições. Os trabalhos foram apresentados a uma comissão julgadora e os três melhores foram premiados. A primeira colocação ficou para o egresso de Enfermagem da Unoeste de Presidente Prudente, Wabson Junior Fernandes dos Santos. Atualmente, o enfermeiro é aluno da Pós Unoeste em Oncologia e também é R1 na residência multiprofissional do Hospital Amaral de Carvalho, de Jaú. “É um prazer retornar para a universidade, num novo campus, e compartilhar dos conhecimentos que adquirimos na profissão”, destacou.
 
Primeira Jornada
O evento reúne estudantes do curso médico e profissionais da saúde. Ao todo foram 180 inscritos. Para as alunas do 2o termo Laís Ressinetti Daniel e Monique Maia a jornada é uma oportunidade de enxergar como será a futura profissão. “Também nos ajuda a conhecer melhor as áreas que podemos atuar. Eu gosto de oncologia e estamos tendo palestras interessantes sobre o tema. Fora que recebemos profissionais de outros grandes centros, que trazem ideias e visões diferentes da medicina”, comenta Laís. “Eu não tinha noção de como era uma jornada acadêmica e estou adorando”, destacou Monique.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem