CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Atendimento pré-hospitalar é tema de encontro no Piauí

Evento, realizado pela Unoeste, foi uma solicitação do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo, da cidade de Floriano (PI)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Atendimento pré-hospitalar é tema de encontro no Piauí
Videoaulas foram gravadas em Presidente Prudente, no campus II da Unoeste

Atendendo a uma solicitação de apoio pedagógico, acadêmico e cultural do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo, da cidade de Floriano (PI), a Unoeste realizou, no último fim de semana, o 2º Encontro Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar Multiprofissional voltado a policiais civis e militares do estado do Piauí e alunos do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uesp).  Durante o evento, que aconteceu em dois dias, palestras, videoaulas e workshops sobre primeiros socorros para vítimas de arma de fogo foram ministrados por docentes e acadêmicos do curso de Medicina e contou com apoio da graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e do mestrado em Educação da Unoeste.
 
A primeira edição do encontro, que aconteceu no final do ano passado, foi realizada para policiais e teve a participação de professores e alunos da Unoeste, além de representantes da Delegacia Seccional de Presidente Prudente. “Devido ao sucesso do evento em 2018, o aluno Kaio Macel de Carvalho Cortez, do 10º termo do curso de Medicina Unoeste, que é da cidade de Floriano, solicitou que fossem ensinadas técnicas de primeiros socorros no município piauiense. Topamos o desafio e foi criada uma extensão universitária envolvendo diversos cursos. Toda a base de formação e confecção do conteúdo foi praticamente feita pelos estudantes. Nós, professores, apenas orientamos e supervisionamos esses trabalhos”, explica a docente e coordenadora do Estágio de Urgência e Emergência do curso de Medicina da Unoeste, Priscila Buosi Rodrigues Rigolin.
 
Ela conta que além dos cursos e profissionais citados acima, as atividades tiveram a participação e apoio da graduação em Fotografia e do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da universidade, além da Delegacia Seccional de Presidente Prudente e do Grupo de Operações Especiais (GOE). “Os policiais do GOE simularam realisticamente situações de confronto com feridos e nossos acadêmicos mostraram técnicas de torniquetes e curativos. Tudo foi filmado e mostrado aos participantes nos dias do encontro”, salienta a docente, que também integrou a comissão organizadora da atividade.
 
Os temas abordados em videoaulas, videoconferências e workshop foram: atendimento pré-hospitalar tático; desengasgo em crianças; uso tático de torniquetes; curativos compressivos e curativos torácicos. “Foi um evento de grande importância não só para a universidade, mas também para a sociedade como um todo, pois acreditamos que profissionais aptos em atendimento pré-hospitalar aumentam as chances de vida dos feridos e diminuem lesões secundárias aos traumas socorridos”, diz.
 
Foto: Cedida/B Lopes Fotografias Acadêmico de Medicina, Kaio Macel, durante atividade em Floriano
Acadêmico de Medicina, Kaio Macel, durante atividade em Floriano

Para o acadêmico de Medicina que teve a ideia de levar as atividades para o Piauí Kaio Macel, que também é coordenador, organizador, palestrante e monitor do evento, esta foi uma experiência única e importantíssima, uma vez que configura um evento nacional, que atravessa os limites da própria instituição. “Ser o representante da Unoeste em outro estado, do outro lado do país, foi uma experiência indescritível. Do ponto de vista acadêmico, acredito que a melhor forma de aprender seja quando há a oportunidade de dividir conhecimentos e trocar experiências”, fala.
 
O futuro médico revela ainda que a Unoeste não mediu esforços para que o encontro acontecesse. “Pudemos cumprir a função social da universidade, que é retornar o conhecimento gerado para a sociedade. Depois da primeira edição, que aconteceu em Prudente, foi minha mãe, Anailde Cortez, que sugeriu trazer para Floriano. Ela é professora do Calisto Lobo e o evento foi muito bem recebido no Piauí”, conta.
 
O capitão da Polícia Militar do Piauí, Francisco Leomar de Oliveira, foi um dos participantes do encontro. De acordo com ele, um treinamento como este proporcionado pela Unoeste é muito importante para sua classe, pois tem aumentado bastante os confrontos entre PMs e bandidos com armas de fogo. “O que nos coloca em risco de sofrermos lesões graves. O treinamento nos deixou em condições melhores de realizar um atendimento pré-hospitalar, o que pode até salvas vidas”, salienta.
 
Já para a advogada Jordana Moura Marques Pereira, outra participante do encontro, foi de grande valia acompanhar as atividades para os profissionais de saúde e segurança do Piauí. “Foi importante adquirir conhecimento para a prática de primeiros socorros. Por ser advogada, portanto defensora da Justiça e da cidadania, saber que em nossa região os civis podem contar com profissionais mais capacitados para socorrerem em um momento delicado é confortante”, finaliza.

Confira as videoaulas:


GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem