Projeto piloto sobre anemia falciforme oferece capacitação
Realização tem a participação de gestores, profissionais e técnicos de saúde de Presidente Prudente e região

Como parte da elaboração do projeto piloto sobre a Linha de Cuidado à Saúde das Pessoas com Anemia Falciforme, em desenvolvimento na região de Presidente Prudente, e que será levado para todo estado de São Paulo, teve no começo desta semana ações de capacitação com as participações de gestores, profissionais da saúde e técnicos da mesma área.
Na noite de segunda-feira (26) na Unoeste, no Auditório Jasmim, foram tratados dos seguintes temas: política nacional de saúde integral da população negra, política de atenção integral à pessoa com doença falciforme e como contribuir com o processo de implementações de políticas de promoção da equidade. Foi realizada uma palestra, organizada pelos envolvidos no projeto.
Com bons resultados, conforme a professora Dra. Édima de Souza Mattos, a palestra foi proferida pelo pesquisador científico Luís Eduardo Batista, do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual Paulista. Nesta terça-feira (27), o dia todo no auditório do Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, teve continuidade a capacitação com ampla programação.
Constou do programa: apresentação da área técnica de saúde da população negra da Secretaria de Estado da Saúde, a Política nacional de Saúde integral da População negra (PnSiPn) e sua importância para a Linha de Cuidado de Atenção à Pessoa com a Doença Falciforme, aspectos clínicos da doença e os seus desafios, o projeto e a gestão na organização da atenção à doença nas redes regionais de atenção à saúde.

As exposições orais durante a capacitação foram feitas por Édima e Batista, respectivamente nas condições de coordenadora do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nast), vinculado à Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) e do Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde da Secretária de Estado da Saúde.
Também atuaram na capacitação o diretor clínico do HR, Dr. José Antônio Bressa e a coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra junto à Secretaria de Estado da Saúde, Lígia Maria Carvalho de Azevedo Soares. Alunos do curso de Farmácia participaram da organização que teve na abertura as falas de Édima, Lígia, do coordenador do serviço de farmácia do HR, Marcelo Takayama e do diretor regional de saúde, Dr. Jorge Chihara.
O projeto envolve o Departamento Regional de Saúde (DRS-11), órgão da Secretaria Estadual da Saúde, HR, Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, vinculado à Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça. O envolvimento da Unoeste ocorre através da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Édima destacou a presença do Dr. Jorge Cerávolo Júnior, com quem aconteceu no início do projeto, quando era diretor regional de saúde.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste