CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação Física Unoeste oferece ambiente ideal de formação

Estudantes relatam as vantagens de estudar na universidade, que tem o perfil que o mercado de trabalho deseja


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Departamento de Comunicação/Unoeste  Educação Física Unoeste oferece ambiente ideal de formação
Academias de musculação e ginástica nos campi I e II fazem parte da estrutura do curso de Educação Física

Considerado o melhor curso particular da região no último Ranking Universitário da Folha (RUF), a Educação Física da Unoeste tem se destacado não somente pela excelente estrutura física oferecida aos alunos, mas também com as inúmeras pesquisas e projetos que levam o estudante a aprender cada vez mais e melhor. Com um forte perfil de formação acadêmica para atuação no mercado de trabalho e empregabilidade, as graduações (bacharelado e licenciatura) estão constantemente alinhadas com os pilares: ensino, pesquisa e extensão.
 
De acordo com o coordenador, Marcelo Crepaldi, a pesquisa dentro do curso tem se tornado cada vez mais forte e a oferta de diferentes atividades de iniciação científica possibilita a construção de um perfil de pesquisadores na área de Educação Física.
 
“Além destas ações que ocorrem diariamente no âmbito do curso, diversos projetos que contemplam uma diversidade de áreas da educação física, inclusive projetos extensionistas de ações inclusivas, ocorrem semanalmente em nossos espaços, bem como em entidades cadastradas com a participação de um grande número de acadêmicos. Tais atividades colocam o aluno em contato direto com o público interno e externo e fundamentalmente contribuem para com uma formação profissional sólida”, explica.
 
Sobre a estrutura física que o curso de Educação Física possui, o coordenador salienta que a Unoeste tem uma das melhores encontradas no país, com uma contribuição significativa e enriquecedora na formação profissional. “No campus II temos salas de aula confortáveis, climatizadas e com todos os recursos tecnológicos disponíveis. Além disso, laboratórios de informática, anfiteatros e o Centro Esportivo, que é um complexo com três quadras poliesportivas, piscina aquecida, salas de lutas, danças e recreação, academia de ginástica e musculação, laboratórios de fisiologia do exercício e biomecânica, minipista e atividades para atletismo”, conta.
 
Crepaldi lembra ainda que no campus I também há uma grande estrutura com piscina semiolímpica, academia de musculação e ginástica, Ginásio de Esportes com quadra poliesportiva e salas para aulas de dança, treinamento funcional e diversas outras atividades.
 
Para Maíra dos Santos Silva, do 5º termo, a escolha pelo curso se deu de maneira natural em sua vida. Ex-atleta profissional de ginástica, ela revela que a educação física a escolheu. “É o que eu sei fazer, fiz isso minha vida inteira e é o que eu amo. A opção pela Unoeste aconteceu principalmente pela qualidade do corpo docente. A coordenação e a estrutura são sensacionais. Eu adoro estudar aqui, é uma universidade acolhedora e recebo todo o suporte necessário desde os funcionários da limpeza até a diretoria”.
 
A aluna conta que o incentivo para participar de projetos também é outro ponto positivo do curso. “Estou participando da montagem de uma iniciativa extensionista de ginástica artística, onde pretendemos atender crianças e adolescentes. Queremos estender o trabalho para quadras poliesportivas de bairros da cidade para levar um pouco da prática da ginástica. Quem sabe não achamos um talento por aqui? A comunidade necessita de atenção e o esporte ensina disciplina, compromisso e evita a obesidade infantil e o sedentarismo. Vai valer a pena estar neste projeto e dar oportunidade às crianças”.
Foto: Departamento de Comunicação/Unoeste Piscina aquecida no Centro Esportivo do campus II durante atividade de extensão para a comunidade
Piscina aquecida no Centro Esportivo do campus II durante atividade de extensão para a comunidade

Henrique Izaias Marcelo, do 6º termo, é de Santo André (SP) e veio para Presidente Prudente aos 15 anos de idade para jogar futebol em um clube da cidade. Aos 18 anos, quando decidiu prestar o vestibular, escolheu Educação Física na Unoeste pela qualidade conhecida e ótimo estrutura. “Essa estrutura física é muito importante para o currículo. Além de estar me formando em um curso reconhecido e uma universidade renomada, tenho diariamente a oportunidade de estar captando o conhecimento transmitido através dos professores e participando de atividades acadêmicas que com certeza contribuirão para a minha formação”.
 
O estudante, que também é bastante envolvido em projetos de extensão do curso, já desenvolveu mais de 1.170 horas de atividades extracurriculares. Atualmente, como um dos coordenadores do Grupo de Estudo de Fisiologia do Exercício (Gefe), tem participado ativamente do projeto que oferece exercícios físicos como natação, futsal, dança e musculação como meios preventivos da dor lombar crônica. “Atendemos apenas pacientes do Sistema Único de Saúde [SUS]. Além disso, realizo pesquisa em um projeto que avalia o treinamento concorrente e jejum intermitente sobre os parâmetros cardiomorfológicos e fisiológicos em ratos da raça Wistar”, conta Henrique, que entre diversos outros projetos, acaba de ter uma pesquisa sobre a prática da zumba aceita para publicação científica.
 
Sobre seu futuro profissional, ele é enfático em sua escolha: “Quero seguir como profissional da área acadêmica. Pretendo fazer mestrado e doutorado, continuar realizando pesquisas e ministrar aulas relacionadas à área da saúde. A Unoeste contribuiu muito para essa escolha, me espelho muito em meus professores e na forma com que eles compartilham os conteúdos para os alunos. Sou muito motivado e incentivado cada vez mais a buscar conhecimento e isso é um grande privilégio!”, finaliza.

VestVerão
O curso de Educação Física é um dos oferecidos no processo seletivo da Unoeste, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2020. As inscrições ainda podem ser feitas exclusivamente pelo site. São mais de 60 cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento. 
 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem