Jaú terá Programa de Residência em Clínica Médica
Vagas são oferecidas pela Santa Casa em parceria com a Faculdade de Medicina de Jaú

A Santa Casa de Jaú, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jaú da Unoeste, vai contar com o Programa de Residência de Clínica Médica. Serão cinco vagas de R1 (primeiro ano) e a residência terá a duração de dois anos. Trata-se de mais uma conquista na área da saúde para o município.
Conforme informações da Santa Casa, o credenciamento foi autorizado em dezembro passado, após avaliação in loco feita por integrantes da Comissão Nacional de Residência Médica, ligada ao Ministério da Educação (MEC). O supervisor da residência é o médico Dr. Gustavo Buchalla.
A previsão é que as vagas sejam preenchidas ainda neste ano, através do concurso do Sistema Único de Saúde de São Paulo, maior exame de Residência Médica do país. Estão previstos cerca de 14.230 candidatos na edição de 2020, os quais disputam em torno de 800 vagas.
Para o coordenador do curso de Medicina de Jaú, o médico e professor José Oliveira Filho, as novas vagas de residência são extremamente importantes em diversos aspectos. “Primeiro porque, em regra, o desejo de todos, inclusive dos ministérios da Saúde e Educação, é que os médicos se especializem em áreas de atenção básica, ou seja, clínica, medicina da família, pediatria, ginecologia e obstetrícia. A clínica médica é uma pós-graduação do tipo residência, que oferece ao médico uma continuação da sua capacitação na área básica de clínica, ou seja, do atendimento das pessoas em geral, principalmente o adulto”.
O docente ressalta ainda que a conquista contempla a universidade, porque um dos objetivos após a graduação é a formação continuada; o município, porque vai ter uma especialização dos profissionais na área com grande probabilidade de que eles permaneçam em Jaú; e a própria Santa Casa. “Eleva o discurso científico da equipe de saúde, há implantação de novos protocolos, então o atendimento com certeza melhora. São mais médicos no hospital. É um ganho para todos”, salienta.
O coordenador da Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Jahu (Coreme), Dr. Celso Módolo, ressaltou que o hospital atende quase todos os tipos de doenças da comunidade em que há agravamento do quadro de saúde e é necessário atendimento hospitalar.
Agora são dois programas no hospital, pois desde 2014 já é ofertada a Residência em Anestesiologia. “Toda vez que se investe em educação, em melhoria da qualificação técnica, você melhora a qualidade do atendimento. O hospital ganha, os profissionais também. Mas, o grande beneficiado é o paciente, que vai ter um atendimento médico com mais qualidade”, aponta Módolo.
Com colaboração da Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Jahu
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste