CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação pelo Dia da Mulher oferta serviços de prevenção à saúde

Também são prestadas orientações sobre alguns tipos de cânceres: útero, mamas, ovários, intestino, reto e ânus


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ação pelo Dia da Mulher oferta serviços de prevenção à saúde
Aferição de pressão arterial foi um dos serviços prestados às mulheres

Pelo Dia Internacional da Mulher transcorrido no domingo (8), serviços e orientações de prevenção à saúde e de bem-estar foram ofertados gratuitamente durante a manhã de sábado (7) na praça 9 de Julho.  Os atendimentos foram feitos por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), Nutrição e Estética e Cosmética, orientados e acompanhados por professoras da Unoeste.

Os serviços foram de aferição de pressão arterial, massagem facial e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC). As orientações foram sobre cânceres de colo do útero, mamas, ovários, intestino, reto e ânus. Também informaram sobre procedimentos na assistência ao trabalho de parto. Além de conversarem com transeuntes na praça no centro da cidade, estudantes entregaram panfletos.

A realização foi de iniciativa da Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Lagom) da Famepp em parceria com a regional da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp). A presidente da Lagom, Mariana Guerra Gonzales, conta que tiveram o apoio da Floricultura Primavera para distribuir rosas e que pela Sogesp foram sorteadas, entre as mulheres atendidas, quatro caixinhas de som.

Para o presidente regional da Sogesp, o médico Giuliano Tavares Tosello, oferecer prevenção é algo que funciona bem com as mulheres, por ser o público que mais procura os serviços médicos. As orientações prestadas foram sobre medidas preventivas simples e fáceis de serem postas em prática, que dependem basicamente da educação e que podem mudar o cenário de doenças que acometem as mulheres.

A coordenadora da Famepp e tesoureira da Sogesp, a médica Nilva Galli, disse que a ação voltada para o público feminino fez parte das atividades práticas envolvendo estudantes de medicina no preparo do exercício profissional. Mariana comentou que é muito bom sair da zona de conforto, conversar com pessoas que nunca viram antes, levando informação e conscientização.

A moradora do conjunto habitacional João Domingos Netto, na zona norte da cidade, Zenilda Vieira da Silva contou que foi ao centro comprar “umas coisinhas”, estava passando pela praça e deparou com a ação. Então, se dispôs aos atendimentos, como fez em outras vezes em que a Unoeste ofereceu outros serviços, que sempre teve bons resultados para os cuidados com a sua saúde.

Embora tenha ido periodicamente aos serviços públicos de saúde, Zenilda, em companhia de sua filha e de sua mãe, comentou que os serviços e orientações sempre ajudam; prestados por atenciosos estudantes universitários e seus professores. Participaram da ação as professores Cláudia Alessi e Rosângela Cristóvão Ferreira. Também participou a secretária da Sogesp em Prudente, Miliane Bianchi.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem