CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

29ª Jornada de Nutrição traz diversidade em temas da área

Evento on-line teve início nesta segunda (31) e termina hoje (1º); participantes aprovaram a iniciativa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida 29ª Jornada de Nutrição traz diversidade em temas da área
Palestra “Crononutrição na Prática Clínica e Esportiva” foi ministrada pela Dra. Natalia Marques

A nutrição é uma área que está em constante evolução. Nesse sentido, é importante que os acadêmicos da área busquem atividades que ofereçam conhecimentos complementares. A 29ª Jornada Científica do curso de Nutrição da Unoeste é um desses momentos de aprendizado extra. Totalmente on-line, a iniciativa iniciou nessa segunda (31) e prossegue até hoje (1º).

O primeiro dia de evento também marcou uma data importante para a profissão, que foi a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas. No Dia do Nutricionista, foram promovidas diversas atividades como a palestra “Crononutrição na Prática Clínica e Esportiva”, ministrada pela Dra. Natalia Marques.

 A palestrante explica que a temática é uma área relativamente nova que estuda os ritmos alimentares, a absorção e a metabolização de nutrientes em respostas aos ciclos circadianos. “A ruptura desse ciclo ocorre por vários fatores, como a perda da rotina do acordar e dormir, além da presença aumentada de estresse mental. A perda do ritmo de refeições também muda a produção de hormônios e neurotransmissores, contribuindo para alterações metabólicas, como a obesidade e com a progressão de doenças como o câncer”. 

Natalia explica que o nutricionista conhecendo essas relações, pode realizar condutas para resgatar o ciclo circadiano. “Tais ações podem favorecer o sistema endócrino, o ritmo alimentar [fome/saciedade], auxiliar na perda de peso e também na performance esportiva”, pontua.

Foto: Cedida Personal Diet foi a abordagem da nutricionista Rosana Raele
Personal Diet foi a abordagem da nutricionista Rosana Raele

Nesta terça (1º), os estudantes também têm a chance de participar do minicurso “Como se tornar um Personal Diet?”, ministrado pela nutricionista Rosana Raele. Há 20 anos ela atua nesse segmento em São Paulo e, por isso, aproveita o momento para compartilhar um pouco da sua experiência. 

Ela explica que o personal diet é um tipo de atendimento nutricional personalizado, realizado em domicílio ou no ambiente de trabalho do paciente. “Torna-se um serviço diferenciado, envolvendo muitas vezes toda uma família objetivando a mudança de atitude alimentar com maior engajamento e motivação de cada um. Além disso, pode oferecer orientações abrangendo técnicas dietéticas incluindo treinamento de cozinheira para realização e preparações saudáveis”, explica.

Para os futuros nutricionistas, ela acredita ser importante trazer conhecimento sobre um nicho de mercado. “Caso o acadêmico se identifique com esse segmento, ele poderá buscar cursos para se aperfeiçoar e ter condições de colocar em prática esta modalidade diferenciada”, diz.

Balanço

A coordenadora do curso de Nutrição da Unoeste, Marilda Moreira da Silva, comenta que nessa 29ª edição da jornada a intenção foi trazer assuntos atuais e diversificados. “Montamos uma comissão organizadora formada por docentes e alunos que definiram os temas e, a partir daí, houve a indicação dos palestrantes. É a primeira vez que realizamos esse evento no formato on-line e tivemos uma excelente receptividade, tanto que as inscrições se esgotaram”, conclui.

Para a acadêmica do 8º termo da graduação, Larissa Reis, esse tipo de iniciativa traz abordagens que podem ajudar no direcionamento da carreira. “Desde o início do curso eu participo dessa atividade, pois acho que ela traz momentos diferenciados por meio do olhar de profissionais externos”. Ela diz que o primeiro dia de programação foi bem legal. “Assistimos ontem duas palestras enriquecedoras, inclusive, a de nutrição comportamental foi bem interessante e despertou o meu desejo em atuar nessa área, quem sabe”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem