Guia prático indica exercícios físicos para grupos especiais
Capítulo relacionado a obesos ganha relevância diante de que 60% dos brasileiros adultos estão nessa condição

Acaba de ser lançado o livro “Guia prático de prescrição de exercício físico para grupos especiais”, organizado pela doutora Nancy Aptekmann, que reside no Guarujá. A obra envolve experientes professores de educação física, entre os quais o doutor Jair Garcia Júnior, vinculado ao curso de Educação Física da Unoeste. A abordagem é sobre temas de grupos especiais, com a proposição de prescrições de exercícios baseadas na literatura e na própria experiência.
Fazem parte dos grupos especiais pessoas em condições especiais temporárias, tais como grávidas e lactantes. Também se enquadram os idosos, cuja fisiologia difere dos adultos jovens, e as pessoas com doenças crônicas curáveis ou administráveis. Para todas essas pessoas o exercício físico é imprescindível para manutenção das capacidades funcionais, da saúde, da qualidade de vida e para evitar a evolução das doenças, no caso dos pacientes crônicos.
“Esse período da Covid-19 demonstrou que as pessoas fisicamente ativas estavam menos sujeitas ao agravamento da infecção do que as pessoas sedentárias. De modo semelhante, aquelas que não sofriam de doenças crônicas ou as administravam por meio do exercício físico apresentavam menor risco”, cita o Dr. Jair autor do capítulo “Exercício físico e obesidade”, no qual destaca o grave problema de saúde pública que já atinge 60% dos brasileiros adultos.
“Como não há vacina para esse problema, os tratamentos conservadores de adequação da dieta e da prática regular de exercícios são as melhores e mais saudáveis estratégias”, afirma e diz que o livro editado pela Editora CRV, de Curitiba/PR, é original em seu conteúdo, reunindo os principais temas incluídos na denominação grupos especiais. “A perspectiva é que se torne uma referência fundamental para estudantes, profissionais da Educação Física e de outras áreas da saúde”, pontua.
Serviço
Livro disponível nas versões impressa e digital no site da editora, neste link.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste