CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Intercâmbio receptivo remoto tem aluna portuguesa na Fipp

Modalidade é ofertada pela Unoeste para alunos de universidades parceiras de línguas portuguesa e espanhola


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Intercâmbio receptivo remoto tem aluna portuguesa na Fipp
Shabina: satisfeita e feliz com o intercâmbio na Fipp/Unoeste

 

A primeira estudante estrangeira inserida em nova modalidade de intercâmbio receptivo proporcionada pela Unoeste é de Portugal e caminha para o fechamento deste semestre com bons resultados, validando a oportunidade como uma experiência positiva e viável para outros estudantes de universidades parceiras de línguas portuguesa e espanhola. Shabina Essufo Patel é estudante de contabilidade e finanças na Escola Superior de Ciências Contábeis, no Instituto Politécnico de Setúbal. Ela faz na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) a disciplina Empreendedorismo, Inovação e Criação; no curso de Sistemas da Informação.

A estudante de 20 anos de idade conta que em dezembro do ano passado recebeu por e-mail mensagem do Centro para a Internacionalização e Mobilidade do Instituto Politécnico de Setúbal (Cimob-IPS), apresentando a opção de intercâmbio na mobilidade virtual. Diante do seu interesse, que diz ter sido de imediato, analisou a lista de instituições brasileiras e, ao pesquisar sobre elas, optou pela Fipp/Unoeste. “Foi a opção que mais me agradou”, afirma e diz que sempre esteve nos seus planos ter uma experiência acadêmica fora de Portugal e que se não fosse a pandemia gostaria muito de fazer estudo presencial no Brasil.

Visita à Unoeste

Shabina tem sentimentos afetivos pelo Brasil e comenta que desde sempre, sendo que vem da infância a associação do país com as praias, o futebol e o carnaval. Sua relação com a língua portuguesa falada por aqui é a melhor possível, diante do fato que desde criança é seguidora de telenovelas brasileiras. “Assim que a minha vida profissional estabilizar, está nos meus planos ir ao Brasil e visitar a Unoeste na cidade de Presidente Prudente”, anuncia. A jovem estudante manifesta seu carinho com a universidade portuguesa onde estuda, a qual classifica como extremamente qualificada, de ambiente agradável e com professores que atendem prontamente.

Conta que é natural de Alamada onde vive com a mãe que é cake designer e com o irmão que é estudante. Cidade com mais de 170 mil habitantes, que pertence ao distrito de Setubal, localizada na margem sul da região metropolitana de Lisboa e de onde fica a cerca de 5k de distância, cuja locomoção leva de 12 a 15 minutos. População um pouco menor que a de Presidente Prudente, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 230 mil habitantes. Na Fipp, o professor mestre Dione Jonathan Ferrari conta que Shabina é extremamente dedicada, participativa e com ótimos resultados.

Ótimo desempenho 

Na condição de professor da disciplina voltada para empreender, inovar a criar, diz que a oferta ocorre há algum tempo na modalidade a distância, de tal forma a ter proporcionado boa experiência para oferecer aprendizagem significativa, capaz de contribuir para a formação do futuro profissional. Sobre Shabina, pontua ser comprometida com as webaulas; presente nas atividades, estudos e na interação com o professor pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que é o Aprender Unoeste; por e-mail e troca de mensagens por aplicativo. O resultado disso tem sido o ótimo desempenho, conforme Dione.

O coordenador do curso Sistemas de Informação, professor mestre Haroldo Cesar Alessi, explica que a disciplina feita por Shabina foi disponibilizada pela Fipp para essa modalidade de intercâmbio, atendendo ao Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica da Unoeste, através de solicitação feita aos cursos pelo responsável Bruno Takikawa. Disciplina disponibilizada no 3º termo, durante um semestre e que gera créditos para o aluno estrangeiro convalidar em sua instituição de origem. Para Haroldo, essa primeira experiência da Unoeste tem gerado satisfação a todos os envolvidos, ao curso e à Fipp.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem