CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Redução do ISS poderá pôr Prudente no top 10 de informática

Previsão ocorre na perspectiva de mais empresas para aproveitar a mão-de-obra qualificada pelo ensino superior


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Redução do ISS poderá pôr Prudente no top 10 de informática
Assinatura da lei de redução do ISS pelo prefeito Ed Thomas

Para estimular a vocação industrial de Presidente Prudente no segmento de informática e congêneres, passa a vigorar nesta terça-feira (1º) a redução de 60% na tributação do Imposto sobre Serviços (ISS). A alíquota cai de 5% para 2%, conforme lei promulgada na manhã desta segunda-feira (31) pelo prefeito Ed Thomas, em solenidade na Fundação Inova Prudente, na qual a Unoeste esteve representada, na condição de formadora de mão de obra altamente qualificada para este setor e parceira da administração municipal em várias ações e em diferentes setores. Com a redução, a expectativa é fomentar novos empreendimentos, gerar aumento na arrecadação e colocar Prudente no top 10 do ranking das cidades paulistas das empresas no setor de tecnologia. 

Cidade atrativa para investimentos

A universidade esteve representada pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pelo diretor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), Moacir Del Trejo e por professores em funções de gestão: o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Helton Sapia; o presidente da Associação das Empresas de Software do Oeste Paulista (PoloIn), Emerson Silas Doria; o presidente e a gerente da Intepp, respectivamente João Cezario Giglio Marques e Fernanda Bagli. Em nome da classe empresarial Marcos Damato, que já atuou como professor da Fipp, disse que o setor sai mais fortalecido, com a capacidade de gerar novos negócios, e que Prudente é celeiro de talentos forjados em nível de excelência pelas instituições de ensino superior. O presidente da Fundação Inova, Diego Andrasi, já foi professor na Unoeste.

Helton citou um conjunto de ações que põe a cidade em relevo no estado de São Paulo, dentre as quais a reformulação do Mutirão do Lixo Eletrônico, do qual a Unoeste é parceira, a regulamentação do 5G e as criações do portal Emprega Prudente e do Mural de Vagas da Inova Prudente. Para a secretária municipal de Finanças, Célia Molinari, a possibilidade é de, em pouco tempo, ter mais empresas e maior arrecadação, mesmo com alíquota menor. Também falou em geração de empregos, dignidade profissional e cidade atrativa para investimentos. Emerson contou que a PoloIn reúne 30 empresas da região e que Prudente ocupa a 28ª posição no ranking paulista de empresas do segmento de tecnologia.

Foto: Homéro Ferreira Moacir, Dr. Adilson, Helton, João Cezario, Fernanda e Emerson
Moacir, Dr. Adilson, Helton, João Cezario, Fernanda e Emerson

Redução preenche lacuna do MEI

Conforme João Cezário, o segmento de desenvolvimento de web e de sistemas não é contemplado com o modelo empresarial simplificado Microempreendedor Individual (MEI) e que a redução do ISS vem preencher essa lacuna. Fernanda reafirmou o entendimento sobre a atração e criação de novas empresas e apresentou um vídeo de divulgação do ecossistema do empreendedorismo digital. O presidente da Câmara Municipal, Demerson da Saúde, dividiu seu tempo de fala com os demais vereadores presentes: Miriam Brandão, Douglas Kato e Tiago Oliveira, presidente das frentes parlamentares em defesa do empreendedorismo e em defesa da tecnologia; para quem a vocação de Prudente está na indústria da tecnologia. 

O prefeito Ed Thomas, ao classificar a tecnologia como o segmento mais importante do mundo na atualidade, falou da parceria da Câmara Municipal na aprovação da lei; da importância da Unoeste e do Sebrae para a cidade, destacando o gerente regional José Carlos Cavalcante. Agradeceu a União das Entidades de Presidente Prudente (UEPP), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Codepp), a Associação Comercial e Empresarial (Acipp), os clubes de serviços e o vereador Tiago. Enalteceu Emerson Silas Dória, na condição de professor da Fipp, que tem sido o seu suporte de orientação na área de tecnologia desde quando elaborou a sua plataforma eleitoral para disputar o cargo de prefeito em 2020.   

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem