Escola de Comunicação promove ted talks e várias oficinas
10ª Jornada reúne docentes, alunos e convidados para falar sobre mercado de trabalho e áreas de atuação

Com casa cheia, foi realizada ontem a abertura da 10ª Jornada de Comunicação, no Auditório Buriti, no Campus 2 da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente. Com tema ‘Comunicação é conhecimento’, o evento tem dois dias de duração e a primeira etapa contou com a participação de quatro profissionais já renomados no mercado de trabalho. São eles: Carolina Mussolini, Ana Germano, Leandro Nigre e João Corazza.
As boas-vindas foram dadas pelo coordenador da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Tchiago Inague, e pela diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Nancy Okada. Na sequência, o Trio Hear, formado por alunos do sexto termo de Jornalismo, fez uma apresentação musical para abrir o evento. Esta edição teve como diferencial a participação dos alunos do 6º termo de Publicidade que realizaram com a orientação dos professores, todo o processo de divulgação com uma campanha de comunicação multiplataforma, através de um trabalho interdisciplinar.
Outra novidade foi o formato adotado: ted talk. Os quatro convidados tiveram minutos para se apresentarem e depois foi realizado bate-papo para que alunos e convidados da plateia pudessem perguntar. Para o coordenador da Escola, a retomada do evento presencial, passado o período mais crítico pandemia, foi inspiradora, com convidados inseridos no mercado de trabalho e cada um contando sua experiência em suas áreas. “Tivemos profissionais craques de sucesso. O evento foi muito rico e produtivo, confirmando a chancela do ensino de qualidade da escola de comunicação”.
Convidados de peso
A jornalista Carolina Mussolini é especialista em Marketing e Cooperativismo. Trabalha atualmente, como assessora de Comunicação da Sicredi Rio Paraná (PR/SP). Além disso, é blogueira e fala sobre cooperativismo em sua rede social. Durante o ted talk, contou toda a sua trajetória com muito bom humor. “Foi muito emocionante. Ver esse pessoal que está vindo com essa vontade nova, essa veia nova, é muito legal. Inspira a gente.”, disse a jornalista sobre participar da abertura do evento.
Já Ana Germano está no mercado publicitário desde 2012 e no digital desde 2014. Atualmente ela trabalha na agência Audi Comunicação, como Head de Mídia Digital, mas já passou pela Record, Raro! e Luz Própria. Durante a apresentação, Ana falou sobre sua vida pessoal e profissional, além de comentar sobre planejamento, personalização, dados e conhecimento estratégico. “Quando a gente está na faculdade, a gente é distante, a carreira parece distante. É uma satisfação pessoal mesmo estar aqui, dá um quentinho no coração”, enfatizou.
Outro convidado renomado presente na Jornada foi o jornalista e comunicador Leandro Nigre. Hoje ele também é palestrante, produtor de conteúdo multimídia, jornalista especializado em Mídias Digitais e Impressa. Atualmente, trabalha como Redator Publicitário na Audi Comunicação. Criador do Papai Educa, Leandro falou sobre a conciliação entre jornalismo e publicidade. “Eu estou bastante feliz, eu já palestrei na 20ª Semana de Comunicação, e acho que é um debate extremamente importante para poder trazer uma visão de mercado para os alunos. Acho que isso acaba enriquecendo também e, obviamente, a gente também sai daqui sempre muito enriquecido com o aprendizado e essa troca”, considerou.
Já o prudentino João Corazza é diretor de arte e trabalhou pela CP+B Brasil, até chegar no seu atual cargo, na agência Africa, onde trabalha com grandes marcas. O profissional conquistou o primeiro lugar no Young Lions Brazil (Digital) em 2021 e, neste ano, ganhou o prêmio 10 leões para o Brasil no Festival de Cannes. João contou sobre as estratégias que já utilizou em suas campanhas e sua trajetória profissional. “É legal voltar e ver o brilho nos olhos dos alunos. Ver essa vontade de trabalhar numa empresa grande, conquistar prêmios ou de pelo menos entrar no mercado de trabalho. Eu tinha muito essa vontade, quando estudava aqui, e o que me despertou foi justamente uma Jornada de Comunicação”, destacou.
Ainda dá tempo...
Quem não pôde acompanhar a jornada nessa segunda-feira (7), ainda dá tempo de aproveitar a programação de hoje. Confira abaixo as seis oficinas programadas para a partir das 19h desta terça-feira (8):
Oficina 1: Food Styling – Apresentada por Rodrigo Castelhano, fotógrafo especializado em fotografia gastronômica. Esta oficina acontece no Estúdio de Fotografia.
Oficina 2: Redação criativa – Apresentada pela jornalista Giovana Cabral, que tem experiência em redação publicitária. Esta oficina acontece no Laboratório de informática.
Oficina 3: Futurologia e coolhunting como estratégia para criatividade e inovação – Com Leonardo Lepre, doutor na linha de gestão da inovação. Esta oficina será realizada no Auditório Ype.
Oficina 4: Apresentação em TV – Com a Jornalista Carla Moreno, apresentadora na TV Fronteira. Esta oficina acontece no Laboratório de TV.
Oficina 5: Defesa criativa (ainda há vagas) – Apresentada pelo publicitário Bruno Salgueiro, que tem 20 anos de experiência na área. Esta oficina será feita no Auditório Jacarandá.
Oficina 6: Gerenciamento de crise (ainda há vagas) – Apresentada pela publicitária Bárbara Benites, especialista em Marketing, Criatividade e Inovação. Esta oficina acontece no Auditório Carvalho.
Serviço
Para quem perdeu a abertura de ontem que teve transmissão ao vivo, pode revê-la. Para assistir é só acessar a TV Escola Unoeste, no Youtube. O campus 2 da Unoeste fica na Rodovia Raposo Tavares, km 572, Limoeiro, em Prudente.O telefone para mais informações sobre a 10ª Jornada de Comunicação é o (18) 3229-2000.
(Com a colaboração dos alunos Beatriz Zoccoler e Rodrigo Marinelli, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste)
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste