CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Parcerias reforçam o fomento para a cultura empreendedora

Unoeste conta com a Intepp e o Sebrae para avançar nesse sentido e solidificar essa situação agora em 2022


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Parcerias reforçam o fomento para a cultura empreendedora
Reunião na Unoeste com Dr. Creste recebendo representantes da Intepp e do Sebrae

 

Como prosseguimento à iniciativa de promover o empreendedorismo, a Unoeste dá mais um passo ao fortalecer parceiras para reforçar a cultura do empreendedorismo na instituição. O pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste anuncia que este ano de 2022 será o de fomento nessa direção, com a parcerias da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através de seu escritório regional em Presidente Prudente.

Em reunião sexta-feira (11) na Unoeste foram feitos os primeiros entendimentos sobre a proposta da cultura empreendedora, com as participações de Creste, do presidente da Intepp Dione Ferrari e do gerente Wilson Kunze; do analista de geração de negócios do Sebrae, Rodolfo Antonio Fachiano e o gestor de negócios Eliezer Sales Ramos. “O Sebrae sempre tem apoiado as nossas iniciativas neste segmento, através do gerente regional José Carlos Cavalcante e toda a sua equipe”, pontua o pró-reitor.

Conforme Creste, com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, o processo caminhou lentamente, mas agora em 2022, já com o ensino presencial que segue os protocolos de biossegurança, há um trabalho para ser feito com os professores, funcionários e alunos, com foco inicial junto aos coordenadores de cursos e aos professores que ministram disciplinas e desenvolvem atividades voltadas para o empreendedorismo.

Wilson confirma que essa demanda não é de agora, mas que entende que é o momento para implementar essa cultura, considerando que o modo de realizar negócios vem sendo cada vez mais impactado pela tecnologia e a inovação.  “Hoje, além de formar cidadãos para serem pesquisadores ou colaboradores, é preciso dar oportunidade de formação para aquelas pessoas que querem empreender em seu próprio negócio na sua jornada profissional”, comenta.   

“Cabe ressaltar ainda, que cada vez mais as empresas querem em seu quadro profissional, pessoas que tenham características empreendedoras. É requerido dos profissionais, sejam empreendedores ou colaboradores, características cada vez mais relacionadas a capacidade de criação e resolução de problemas. E o Sebrae tem toda uma expertise para permitir implementar essa cultura empreendedora junto ao meio acadêmico, com foco na prática”,  diz Wilson. 

“As principais oportunidades identificadas neste momento são a oferta de formação complementar e de qualidade, tanto para professores que atuam com as disciplinas de empreendedorismo e aqueles que tenham interesse sobre o tema, como também para os estudantes. A Intepp tem todo o interesse para que esse modelo seja replicado para as instituições de ensino, pois temos identificado que a presença do Sebrae mais próximo no dia a dia destas em outros centros, tem propiciado um salto de qualidade na geração de novos projetos, onde as ideias, criação e desenvolvimento de novos modelos de negócios tem crescido exponencialmente”, explica. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem