CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste realiza 1º Congresso Médico Estudantil em Jaú

Desafios, inovações para o tratamento de doenças, evolução científica e os impactos do isolamento social na saúde mental da população foram destaques no evento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariane Pracanica Unoeste realiza 1º Congresso Médico Estudantil em Jaú
Evento capacita profissionais e estudantes da saúde a superar adversidades com embasamento científico, trazendo para a prática da realidade local

Com o tema “Os desafios da medicina em tempos de crise”, a Unoeste Jaú promoveu o 1º Congresso Médico Estudantil de Jahu, o Comej, nos dias 18, 19 e 20 de abril. O evento trouxe como palestrantes, médicos e cientistas renomados do Brasil e também de fora do país, que abordaram assuntos diversos da medicina. Mas diante do quadro pandêmico dos últimos dois anos, as discussões científicas giraram em torno dos impactos causados pela Covid-19.

O coordenador do curso de Medicina de Jaú, Dr. José Oliveira Filho, destacou o evento como um marco para a universidade e para a sociedade jauense. “É o nosso primeiro grande evento científico. O início de uma tradição da Unoeste na cidade e mais uma forma de certificar e fortalecer a ligação entre a academia e a sociedade, entre os cientistas e o cidadão. Sempre no intuito de oferecer melhorias na saúde da população”.

Questionado sobre o tema do congresso, o coordenador avalia que os momentos de crises oferecem oportunidades para buscar novos conhecimentos e desenvolver melhorias para a saúde de forma geral. “Períodos que podem ser pandemias, guerras, doenças desconhecidas, são situações onde a demanda fica além do normal. Exige que os cientistas, os médicos e os profissionais se dediquem a buscar novas soluções e possibilidades de tratamento. Percebemos que tratamentos em UTIs [Unidades de Terapia Intensivas] foram otimizadas pela demanda dessa nova doença que até então era desconhecida”.

Participar desse congresso é um momento em que o acadêmico traz o conhecimento científico para a prática e compreende como funciona a rotina da profissão, de acordo com a estudante do 5º termo de Medicina, Laura Virgínia Duarte do Nascimento.  “A gente entende que nem tudo é protocolo e diretrizes. Às vezes, a vida real exige um pouco mais e é num congresso como esse que temos ideia de como é o dia a dia". 

Abertura

Na cerimônia de abertura, o médico cirurgião pediátrico e conferencista, Dr. Décio Oliveira, falou sobre a medicina antes e depois de crises ao longo da história. O cirurgião contou aos acadêmicos sobre as dificuldades que enfrentou no início de sua carreira e disse acreditar que os futuros médicos terão desafios ainda maiores do que ele teve.

Foto: Mariane Pracanica Dr. Décio Oliveira abordou os desafios da medicina e incentivou os futuros médicos a continuarem buscando conhecimento
Dr. Décio Oliveira abordou os desafios da medicina e incentivou os futuros médicos a continuarem buscando conhecimento

Para ele, a nova geração de doutores vai precisar estar mais alerta e disponível para aprender assuntos que não estão na grade curricular de uma universidade, mas que são essenciais para ter sucesso na carreira e na vida, e os incentivou a buscar mais conhecimento.

“É preciso que esse profissional entenda de tributação, de marketing, de relações humanas, de gestão de pessoas, de aplicação financeira, mas sobretudo, eles precisam aprender a gerir a própria carreira de uma forma que não os sacrifique. Nós temos que abrir mão da ideia de que médico é uma espécie de herói e investir em uma formação mais especializada e mais abrangente”.

O conselheiro regional de medicina de Jaú, Dr. Francisco Carlos Quevedo, esteve prestigiando o evento e falou da importância desse congresso para o futuro da medicina. “Estamos lidando com a parte jovem da profissão, onde os colegas ainda são estudantes, estão começando. Então tudo que eles puderem adquirir de informação nessa etapa da vida, vai ser ótimo para toda sua carreira e vida médica”.

Participação internacional

A pandemia da Covid-19 não só transformou a medicina, como também possibilitou novos comportamentos na sociedade. A participação de eventos on-line ao vivo foi um fato marcante nesse período. Isso possibilitou a participação internacional do biólogo geneticista, mestre em clínica médica e doutor em farmacologia, professor Fernando Batista, do Instituto Pasteur de Paris, diretamente da França de maneira remota.

O cientista falou sobre a arte das descobertas dos processos genômicos de cada vírus. Abordou a evolução do coronavírus e como ele se desenvolve dentro do organismo humano, que foram pontos fundamentais para descobrir tratamentos e protocolos de cura que existem atualmente, e principalmente entender a resposta da vacinação contra a Covid-19.

Prêmio Científico

Para fechar o evento, houve a entrega do Prêmio Científico para os melhores trabalhos, que resultou no valor de R$ 1.000,00 para o primeiro colocado e R$ 700,00 para o segundo lugar. A terceira colocação garantiu a inscrição do 2º Congresso Médico Estudantil de Jahu, que acontecerá no próximo ano.

Já podemos esperar muitas novidades para o Comej 2023!

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem