CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fopi faz transição e a nova diretoria fala em consolidação

Primeira gestão organizou a fundação de inovação e fez amplo trabalho para o qual será dado prosseguimento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Fopi faz transição e a nova diretoria fala em consolidação
Nova diretoria: Dr. Leonardo Zanetti, Dr. Anthony Castilho (presidente) e Dr. Leonardo Mendes

A Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi) fez no começo da tarde desta quarta-feira (10) a transição de diretoria executiva. Os novos gestores falam em consolidação, com prosseguimento ao trabalho realizado nos últimos dois anos, desde a fundação. A mudança ocorreu na sede no campus II da Unoeste, localizada entre a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), no bloco B2.

A transição marcou o fim do mandato do presidente Dr. Fábio Rafael Echer, da diretora administrativa Dra. Érika Mayumi Kato Cruz e do diretor científico Dr. Anthony César de Souza Castilho; e o início da gestão de dois anos com o Dr. Anthony na presidência, o Dr. Leonardo Henrique Zanetti como diretor administrativo e o Dr. Leonardo de Oliveira Mendes como diretor Científico. Em nome do Conselho Curador, esteve presente o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

Bons resultados alcançados

A fala do Dr. Adilson foi de gratidão ao empenho, dedicação e bons resultados alcançados pela primeira diretoria executiva. Disse que o propósito da Fopi em proporcionar agilidade à captação de recursos para fomento à pesquisa vem sendo cumprido, proporcionando aos professores pesquisadores dar vazão às demandas de produção de novos conhecimentos em benefício da sociedade. Para o Dr. Fábio, a Fopi conseguiu a missão de desburocratizar os processos de captação de recursos.

Ainda segundo ele outras grandes conquistas foram as modernas instalações da Fopi e ter conseguido o benefício da isenção tributária de 5% do Imposto sobre Serviços (ISS). “O que fizemos está sendo o inicio de algo muito grande”, pontuou para dizer que os professores pesquisadores devem usar a Fopi da melhor forma possível, com liberdade de ação. Deixou a sugestão de ser seguido o exemplo de outras fundações que concedem complemento de bolsas para alunos inseridos em pesquisas na pós-graduação. 

Foto: Homéro Ferreira Dr. Adilson, Dr. Fábio (ex-presidente), Dra. Érika Mayume, Dr. Anthony Castilho e Fernanda Basílio
Dr. Adilson, Dr. Fábio (ex-presidente), Dra. Érika Mayume, Dr. Anthony Castilho e Fernanda Basílio

Credibilidade e desburocratização

Ao agradecer a todos pela colaboração em trabalho conjunto, citou o apoio do Dr. Adilson e todos os integrantes do Conselho Curador; e a dedicação da Dra. Érika e da secretaria Fernanda Basílio de Andrade Oliveira, formada em Administração. O novo presidente destacou que ter feito parte da primeira diretoria foi muito importante para conhecer os bastidores e começar a mostrar a identidade e o potencial da Fopi na contribuição com o desenvolvimento do oeste paulista.

O Dr. Anthony falou em dar continuidade ao trabalho que foi feito e anunciou que o maior objetivo da nova diretoria é consolidar a Fopi como instituição de credibilidade na desburocratização dos processos envolvendo inovação, pesquisa, capacitação de pessoal, realização de eventos e proporcionar autonomia de empreendedorismo para os pesquisadores e professores da Unoeste e outras instituições. “A Fopi é uma maneira de começar a empreender e gerenciar pesquisas e projetos de maneira mais dinâmica, captando recursos externos, de maneira efetiva e mais funcional”, comentou.

Conselhos Curador e Fiscal 

Antes, o financiamento de pesquisas, através de parcerias, passava pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste. O processo era mais moroso, por conta dos procedimentos burocráticos decorrentes da legislação brasileira, visto que as exigências são diferentes para uma fundação. Daí, a criação da Fopi que de forma mais dinâmica e ágil segue todos os trâmites, com acompanhamento permanente do Ministério Público.                                       

Com o objetivo de propor e apoiar programas e projetos de desenvolvimento científico, econômico, social e ambiental, ampliando as possibilidades de parcerias privadas e públicas com pesquisadores, a Fopi tem ainda no Conselho Curador: Murilo de Oliveira Lima Carapeba, Marcelo Faria de Medeiros, Sidnei Perciliano de Azevedo, José Eduardo Creste, Jair Rodrigues Garcia Junior, Henrique Issa Artoni, Carlos Sérgio Tiritan e Emerson Silas Doria; e no Conselho Fiscal Glaucia Prada Kanashiro (presidente), Haroldo César Alessi e Homéro Ferreira. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem