CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste e Organização Pan-Americana da Saúde firmam parceria

Carta-Acordo envolve ainda Ministério da Saúde e reflete na obtenção de recursos para o financiamento de pesquisas 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste e Organização Pan-Americana da Saúde firmam parceria
Dra. Evelinda Trindade foi quem aplicou treinamento Parecer Técnico-Científico aos docentes bolsistas da Unoeste

Em julho deste ano a Faculdade de Medicina da Unoeste assinou uma Carta-Acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e o Ministério da Saúde, para elaborar estudos e pesquisas de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) visando subsidiar a incorporação de tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é de extrema importância para aprimorar e elevar ainda mais a qualidade na prestação dos serviços ofertados na saúde pública. A Unoeste, inclusive, é uma das poucas universidades particulares do país contempladas nessa parceria que garante o repasse de recursos financeiros do Governo Federal, para que docentes bolsistas da universidade e já selecionados na empreitada, possam contribuir por meio de seus conhecimentos, em benefício do SUS.

Segundo o Ministério da Saúde, para auxiliar o processo de avaliação das demandas submetidas à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), o Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS/SCTIE) conta com a parceria de diversas instituições de ensino, pesquisa e assistência de reconhecida expertise. Destacam-se entre elas os parceiros da Conitec e membros da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats).

Nesse contexto, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) da Faculdade de Medicina da Unoeste, como membro da Rebrats, foi selecionado para elaborar Pareceres Técnicos-Científicos (PTC) com apoio financeiro da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde. Até por isso os docentes bolsistas da Unoeste já começaram a ser treinados. Nesta semana, eles receberam orientações da médica Evelinda Trindade. Ela é pesquisadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e integra a Rede Paulista de Avaliação de Tecnologias em Saúde/SES (Repats) e a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde/MS (Rebrats). Uma referência em processos inovadores e avanços tecnológicos na saúde pública.

Com o acompanhamento da coordenadora administrativa do curso de Medicina em Prudente, Dra. Ilza Martha de Souza e do auxiliar de reitoria Wagner Luiz Pense o treinamento ocorreu em um dos laboratórios da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) para eles desenvolverem PTCs de acordo com as diretrizes metodológicas do Ministério da Saúde. Trata-se de uma ferramenta de resposta rápida que dá suporte à gestão e à tomada de decisão em saúde, baseada em evidências científicas. O treinamento dos docentes é para que a execução e o conteúdo elaborado sejam simplificados e de linguagem acessível.

“A demanda para a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde, inclusive para a Unoeste, é subsidiar com Pareceres Técnicos Científicos estas políticas nacionais de assistência à saúde no Brasil. São políticas que estão sendo reatualizadas ou alteradas na sua essência, ou são novas tecnologias que estão entrando para assistência à saúde no Brasil. Então, a Unoeste está agora fazendo parte de uma rede de produção de políticas públicas que beneficia o país inteiro. E o fato de estar produzindo é um reconhecimento da qualidade dos seus membros constituintes, que eles são hoje reconhecidos produtores de conhecimento”, enfatizou Evelinda.

Foto: João Paulo Barbosa Dra. Evelinda Trindade, Dra. Édima de Souza Mattos, Dra. Ilza Martha de Souza e Wagner Luiz Pense
Dra. Evelinda Trindade, Dra. Édima de Souza Mattos, Dra. Ilza Martha de Souza e Wagner Luiz Pense

No treinamento que ela aplicou aos docentes bolsistas, a médica renomada trouxe materiais de oficina regular da Rebrats para que eles não só as usem, “mas também ensinem e auxiliem aos profissionais ao seu redor quanto à revisão de exercícios de produção de políticas públicas para o Brasil”. “O que estamos fazendo aqui chancela o reconhecimento da capacidade de produção de conhecimento na Unoeste. Essa região é um polo regional muito importante, onde houve uma concentração quilombola e que tem uma condição epidemiológica completamente diferente do resto do Estado. Então, para a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esse trabalho é um desenvolvimento muito importante”, completou.

Marco no financiamento de pesquisas

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) da Faculdade de Medicina da Unoeste, Dra. Édima de Souza Mattos, a iniciativa de âmbito nacional faz parte das políticas públicas do Ministério da Saúde, e a formalização da Carta-Acordo, firmada com a Opas – que trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações –, é um marco para a universidade, já que representa um novo campo de oportunidades para o financiamento de pesquisas científicas. O montante conseguido para o financiamento das atividades foi pouco mais de R$ 82 mil.

“É de grande importância não só para os docentes e para o Nats/Famepp, que foi selecionado pela Rebrats, como principalmente para a Unoeste, que conseguiu atender aos pré-requisitos da Carta-Acordo para o financiamento da elaboração desses produtos. Deve se ressaltar, principalmente sendo uma universidade particular, que isso também é um recorte muito valioso. Quanto aos docentes, nós temos oito bolsistas que receberão uma bolsa-auxílio mensalmente [de acordo com a cotação do CNPq] durante 12 meses, para elaborar cinco produtos, ou seja, cinco Pareceres Técnico-Científicos para o Ministério da Saúde. Com o trabalho desses docentes, a Unoeste fornecerá avaliação de tecnologias para o SUS, quer dizer, para a sociedade. Além de visar à incorporação ou desincorporação de medicamentos, ferramentas cirúrgicas ou outras tecnologias. Isso é de extrema importância”, avalia a Dra. Édima.

Bolsistas selecionados

A coordenadora do Nats explicou que houve alguns critérios para a seleção dos bolsistas contemplados nessa parceria. Entre eles, o fato de que são membros do Nats, também presentes nos campi de Jaú, Guarujá e em outros cursos de saúde e afins; que ministrem ou já ministraram cursos de revisão sistemática na instituição. “Tem um terceiro quesito muito importante: esses docentes, por meio do Nats participaram com sugestões da chamada pública para elaboração de PTC do Ministério da Saúde. Isso foi muito significativo para essa escolha. Outro item relevante também levado em consideração, todos esses docentes têm publicações de revisão sistemática com meta-análise em revistas de grande impacto no tema, ou seja, são docentes com know-how”, completou.

Reconhecimento

Além desses professores estarem levando esse conhecimento para os cursos que eles ministram, estão, também, contribuindo para a visibilidade da Unoeste, a qual foi convidada pela Embaixada do Reino Unido para participar de um Congresso Internacional em Brasília sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem