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Psicologia promove encontro com parceiros na área de estágio

Participaram 40 convidados da área pública e privada e 20 profissionais do curso que já formou mais de 1,8 mil psicólogos


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Foto: Homéro Ferreira Psicologia promove encontro com parceiros na área de estágio
Dra. Regina: 1º encontro com parceiros em 35 anos do curso que já formou mais de 1,8 mil psicólogos

Encontro inédito do curso de Psicologia reuniu na manhã desta quarta-feira (21) parceiros de estágio nas áreas pública e privada. Compareceram 40 convidados e estiveram envolvidos 20 profissionais que atuam como professores e nos serviços de atendimentos. A coordenadora Dra. Regina Gioconda de Andrade conduziu o rico momento de orientação sobre as diferentes possibilidades de estágio que são uma contribuição de mão dupla: a formação profissional e o atendimento à comunidade em serviços de saúde mental.

O encontro foi aberto com a coordenadora dizendo ser um momento especial para o curso de Psicologia que tem 35 anos de história, da qual os convidados fazem parte de diversas maneiras. Citou que a Unoeste já formou mais de 1,8 mil psicólogos que atuam pelo Brasil afora, mas especialmente nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul; e também no exterior. Conforme disse a Dra. Regina, a formação do psicólogo é um grande desafio, pois é ampla e generalista.

Dupla realidade 

“Formação que contempla diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano, visando à promoção de saúde mental em seus diversos contextos. Destina-se a promover a formação do acadêmico, capacitando-o para desempenhar de forma ética as tarefas pertinentes à profissão, junto à sociedade”, pontuou para dizer que os estágios proporcionam o início de uma postura que se caracteriza pela passagem da realidade estudantil para a realidade profissional.

“Esta experiência é um processo contínuo de construção, requerendo responsabilidades e reflexões na construção do saber e da práxis. As atividades práticas são desenvolvidas nos estágios supervisionados que têm caráter obrigatório”, explicou para falar das três modalidades: o básico, o específico e o com ênfase em processos psicoterápicos e processos de acompanhamento e avaliação. Cada supervisor explicou sobre as contribuições que são ofertadas para entidades assistenciais, órgãos públicos de diferentes áreas e empresas privadas de vários setores, tais como de educação, saúde e esporte.

Estágio básico

O estágio supervisionado básico, com alunos do 2° ano (4º Termo), visa produzir conhecimento crítico e concreto acerca da atuação da psicologia nas políticas públicas e as atividades possíveis de serem desenvolvidas são entrevistas com profissionais da saúde sobre políticas públicas e rede de saúde; e conversas e entrevistas com usuários dos serviços de saúde. 

Com alunos do 3º ano (5º Termo), o estágio supervisionado básico, tem como intuito transmitir conceitos, princípios e métodos da atuação do psicólogo com pequenos grupos em diferentes contextos da prática profissional a partir do trabalho de análise de demandas para práticas grupais e planejamento, execução e avaliação de intervenções. As atividades possíveis de serem desenvolvidas são: formação e desenvolvimento de pequenos grupos com usuários dos serviços de saúde; e grupos na modalidade de apoio, psicoeducação, orientação e treinamento.

Foto: Homéro Ferreira Participantes do encontro realizado no curso de Psicologia, no campus II da Unoeste em Prudente
Participantes do encontro realizado no curso de Psicologia, no campus II da Unoeste em Prudente

Estágio específico 

No estágio específico supervisionado obrigatório I, para alunos do 4º ano (7º Termo), a proposta é de discutir o conceito de instituição/desinstitucionalização e sua relação com as práticas psicológicas e os modos de subjetivação na contemporaneidade, problematizando a concepção de sujeito e desnaturalizando a concepção individualizada de subjetividade por meio do desenvolvimento de práticas de análise institucional. As atividades possíveis a serem desenvolvidas são as seguintes: aproximação das práticas institucionais; levantamento de demandas e necessidades; análise de demandas institucionais; entrevistas com profissionais e usuários; intervenção no equipamento de saúde a partir de demandas levantadas e grupos, palestras, educação em saúde, rodas de conversa, protocolos e projetos.

No estágio específico supervisionado obrigatório II, também no 4º ano (8º Termo), a finalidade é aprofundar o sentido das práticas psicológicas no âmbito da clínica ampliada enquanto superação por incorporação do modelo clínico biomédico, trazendo para a prática clínica saberes provenientes da saúde coletiva, saúde mental, do planejamento e da gestão, e das ciências sociais e políticas. As atividades possíveis a serem desenvolvidas são intervenções interdisciplinares em práticas junto às equipes de saúde; desenvolvimento de ações ampliadas; participação na elaboração e condução de PTS – Projeto Terapêutico Singular; visitas domiciliares; aproximação junto aos agentes comunitários da saúde; desenvolvimento de ações visando promoção de saúde e prevenção de doenças; educação em saúde e saúde na escola.

Estágio com ênfase 

O estágio com ênfase de processos de acompanhamento e avaliação, no 5º ano (9º e 10º termos), é voltado para o desenvolvimento de práticas e intervenções psicológicas (pedagógica, laboral, comunitária, entre outras) junto a indivíduos e grupos específicos, com o entendimento de que essas intervenções e esses vínculos estabelecem a demanda inicial para a realização do acompanhamento ao longo de um período de tempo, concomitante à produção de documentos e à avaliação da eficácia dessas intervenções aferidas por meio da adoção de diferentes procedimentos. As atividades possíveis a serem desenvolvidas são: intervenções em grupos; intervenções educativas; prevenção e promoção em saúde; orientações; acolhimento; e humanização.

Pluralidade e egressos 

A administração pública municipal de Presidente Prudente esteve representada no encontro pela secretária de Assistência Social, a primeira dama Clélia Tomazini, juntamente com profissionais de sua e de outras secretarias: de Educação, de Saúde e de Esporte. Durante a apresentação individual de cada participante duas situações chamaram a atenção: a pluralidade de serviços em prol da saúde mental das pessoas e o expressivo número de egressos do curso de Psicologia da Unoeste que atuam em tais serviços. Após o encontro, os convidados visitaram dois espaços: o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Comportamento Humano e o Serviço Escola de Psicologia “Professor Roberto Mielke”.

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Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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