CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste abre inscrições para mestrado e doutorado em 2024

Programa de Pós-Graduação em Educação oferece 32 vagas para alunos regulares de Prudente e Jaú por meio de processos seletivos; interessados podem se inscrever até o dia 21 deste mês


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste abre inscrições para mestrado e doutorado em 2024
Dra. Camélia: “Sempre há uma expansão de perspectivas quando se obtém título de mestre ou doutor em Educação”

Expandir possibilidades de atuação profissional, adquirir conhecimentos mais avançados e alcançar salários cada vez melhores são algumas das motivações que fazem muitos profissionais a apostar nos estudos visando a obtenção de títulos de mestrado e doutorado. E como forma de atender essa demanda que se apresenta crescente ano após ano, a Unoeste tem o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) que, inclusive, está com as inscrições abertas para os dois processos seletivos: mestrado e doutorado. O prazo se estende até o dia 21 deste mês. Se você tem interesse em participar se inscreva aqui.

Ao todo, são 32 vagas ofertadas a alunos regulares interessados, sendo 23 para o mestrado e nove para o doutorado. As vagas são direcionadas ao campus de Presidente Prudente e Jaú. A seleção do mestrado compreende três etapas: prova escrita, apresentação do pré-projeto e prova de línguas. A seleção do doutorado está programada em duas etapas: a do projeto e a do idioma. Os processos serão presenciais e todas as informações e documentações necessárias podem ser consultadas nos editais. Para ter acesso ao do mestrado clique aqui. Já o interessado no doutorado pode acessar o edital aqui.

Programa nota máxima 

De acordo com a coordenadora do programa Dra. Camélia Santina Murgo, no último quadriênio o PPGE obteve conceito 5 no programa em avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação. Isso credibiliza a formação de mestres e doutores dentro da instituição que em 2023 também obteve conceito máximo (Nota 5) pelo MEC. 

“Essa nota máxima representa a qualidade do programa, o rigor na formação do mestrando e do doutorando, e mostra que o nosso programa está alinhado às tendências mais recentes quando se fala em educação. Isso fica confirmado pelos temas das linhas de pesquisa que nós desenvolvemos [Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade; e formação e ação do profissional docente e práticas educativas]. Também estamos inseridos na comunidade, gerando impacto social, além da característica de internacionalização”, destaca ela.

Ela também explica que entre tantos objetivos, o Programa de Pós-graduação em Educação visa formar pesquisadores e pesquisadoras interessados na produção de novos conhecimentos relevantes ao contexto educacional em diferentes níveis e modalidades de ensino. “O programa possibilita uma formação teórica de alto nível, que traz um aprofundamento para o profissional, permitindo-lhe transitar de uma forma mais consistente na elaboração de suas práticas educativas. A sustentação teórica que um mestrado e um doutorado fornece subsidia práticas educativas consistentes, exitosas e muito contributivas para o processo de formação desses educandos que acabam passando pela nossa trajetória profissional, sejam esses educandos da educação básica, do ensino superior, enfim. Um mestre ou doutor em educação alcança um nível refinado de qualificação que o permite trabalhar com maior rigor com públicos diversos, seja com criança, jovens ou adultos”.

Valorização profissional

Com conhecimentos mais avançados e amplificados é possível também garantir salários cada vez melhores e em diferentes frentes no mercado de trabalho. “Sempre há uma expansão de perspectivas quando se obtém título de mestre ou doutor em Educação, seja em cargos de pesquisa, em cargos de docência no ensino superior ou em cargos de gestão. A gente tem observado um aumento de profissionais que fazem o mestrado e doutorado em educação e que acabam depois assumindo cargos importantes nas políticas públicas, na gestão acadêmica, na gestão escolar. Então esses eixos vêm se consolidando no mercado de trabalho: a pesquisa, a qualificação para a docência e a expansão da docência para o ensino superior, inclusive com perspectivas de se candidatar em concursos públicos”, encerra Dra. Camélia. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem