Unoeste comemora 5 anos do curso de Medicina em Guarujá
Trajetória é marcada por conquistas, inovação e compromisso com a saúde da comunidade local
No dia 25 de março de 2024, a Unoeste, universidade que possui conceito máximo (Nota 5) no Ministério da Educação (MEC), comemora um importante marco: os cinco anos desde a primeira aula do curso de Medicina no campus de Guarujá. Essa jornada tem sido marcada por conquistas acadêmicas, inovação e um compromisso profundo com a comunidade local.
Desde a sua chegada à cidade, em 2019, a Unoeste tem sido um agente de mudança positiva, oferecendo uma formação médica de excelência e contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde públicos na região.
Conquistas e contribuições: Um legado em construção
Essa jornada começou em uma área anexa ao Hospital Santo Amaro. A fase inicial foi marcada pelo desafio de trazer a tradição e experiência que a instituição mantinha no oeste paulista para a Baixada Santista.
Para o coordenador do curso de Medicina, Dr. Ronald Pallota, os cinco anos refletem diversas conquistas acadêmicas e contribuições significativas para a área da saúde. “A progressiva entrada da universidade na atenção primária de saúde da cidade, unida à chegada do internato e da Residência em Medicina da Saúde da Família, tem mudado o atendimento incluindo índices importantes, como da mortalidade infantil que se mostra em redução na cidade”.
Conforme o coordenador, o crescimento das pesquisas e projetos de extensão, como o Saúde e Comunidade, que ofereceu 20 mil atendimentos de saúde gratuitos à população em 2023, contribui para a confiabilidade dos dados produzidos pela instituição e para debates relevantes em políticas públicas.
Além disso, explica Pallota, a construção do campus na Enseada, em frente à comunidade da Vila Baiana, trouxe mudanças positivas para a região, incluindo o estímulo ao esporte, com a construção do ginásio poliesportivo, e a segurança com a instalação de uma base policial que será inaugurada em breve.
Parceria com o poder público
A primeira aula do curso de Medicina em Guarujá marcou também o início de uma parceria fundamental entre a universidade e a prefeitura local. Com o repasse de investimentos no valor de R$ 3.799.342,39 (até fevereiro de 2024), a Unoeste tem contribuído ativamente para a melhoria dos serviços públicos de saúde.
“Temos a honra de compartilhar essa conquista [os cinco anos do curso] com todo o povo de Guarujá e Vicente de Carvalho, porque a adesão de uma universidade significa a ampliação de parcerias, realização de novos projetos, alternativa de formação para graduação e especializações, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão aqui realizadas. Os residentes do curso de Medicina, bolsistas pelo Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, atuam na Atenção Básica de toda rede municipal de Saúde, ampliando e qualificando o atendimento à população SUS dependente”, comemorou o prefeito de Guarujá Valter Suman.
Testemunha da trajetória e crescimento do curso, sobretudo a partir da inauguração do campus, em 2022, o professor doutor Alan dos Santos destaca que os investimentos revelam o compromisso da universidade com a excelência no ensino e serviços prestados à cidade.
“Hoje, podemos nos orgulhar por termos inaugurado um campus belíssimo, com laboratórios e equipamentos de ponta, consolidamos um forte Núcleo de Pesquisa e Extensão, que auxilia no desenvolvimento de pesquisas científicas, mas também de eventos de extensão que abram as portas da Unoeste para a comunidade local. Criamos o Currículo H, que enfatiza a importância da humanização na formação médica a partir do lema: habilitar seres humanos para cuidar de outros seres humanos. Estamos construindo uma bela história, digna de orgulhar Hipócrates e os grandes mestres da arte médica”.
Experiência e expectativas
Representante da primeira turma de Medicina, a estudante Kessilyn Simi compartilha sua experiência desafiadora, mas gratificante, ao ser parte da história da Unoeste em Guarujá. “Foi uma experiência e tanto! Bastante desafiador ser primeira turma e desvendar tudo da faculdade. Nós fomos os primeiros de tudo, então, a partir de nós, erros foram mudados para as próximas turmas e as coisas boas foram sendo aperfeiçoadas. Ser primeira turma é isso, a turma “molde” para ver onde melhorar e o que permanecer”.
A futura médica ressalta o impacto do curso, não apenas em sua carreira, mas também na comunidade local. “Na minha carreira tem um impacto enorme, pois se não fosse a medicina, eu não sei o que eu faria. Para a comunidade local foi algo de extrema importância e melhora, colocando nós alunos nos serviços públicos; cooperou para abrir mais vagas na agenda, atendendo maior parte da população e, consequentemente, promovendo saúde”.
Ela visualiza boas perspectivas para o curso e futuros profissionais de saúde formados pela Unoeste. “Eu tenho certeza de que o curso será aperfeiçoado a cada novo ano e nova turma que chegar. Em relação aos futuros profissionais, como eu, espero que sejamos vistos como profissionais competentes e que promovem saúde humanizada e empática para a população para qual iremos trabalhar”.
Novas oportunidades
Além do curso de Medicina, a Unoeste expandiu sua oferta educacional em Guarujá com três novos cursos presenciais em 2024: Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia. Com turmas já em aula, essas graduações representam um marco significativo para a instituição, oferecendo oportunidades de formação em áreas essenciais para a promoção da saúde e o bem-estar da população.
Aluna do curso de Enfermagem, Fernanda Costa acredita na credibilidade e potencial da universidade para alavancar a sua carreira. “Escolhi estudar na Unoeste pela estrutura e qualidade do ensino. A cidade de Guarujá precisava de uma universidade com a estrutura da Unoeste. Na questão socioeconômica também foi ótima, pois está com um preço acessível em comparação a outras que têm nas cidades próximas”, revela.
De olho no futuro
Com conquistas significativas, superação de desafios e uma visão otimista para o futuro, a Unoeste continua a desempenhar um papel vital na formação de profissionais médicos de excelência e no fortalecimento do sistema de saúde local.
“Daqui do meu lugar de professor, visualizo um futuro promissor e longevo para a relação entre a Unoeste e o município de Guarujá. O teólogo Leonardo Boff definiu “simpatia” como a capacidade de se colocar ao lado de alguém, a capacidade de formar trincheira. A Unoeste é simpática ao município e ao poder público local, é uma grande parceira da cidade e está verdadeiramente compromissada em ajudar no que for possível”, diz Dr. Alan.
“Com mais de 500 alunos, teremos nossa primeira turma de Medicina se formando no final deste ano. Este marco significa colocar no mercado profissionais qualificados com a intenção de permanecer na região o que deverá melhorar ainda mais a saúde da Baixada Santista e a divulgação da qualidade de ensino oferecida pela nossa universidade”, comemora o Dr. Ronald Pallota.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste