Coordenações da Medicina participam de capacitação na USP
Médicos gestores nos campi de Prudente, Jaú e Guarujá buscam conhecimento de forma integrada para aperfeiçoar processos pedagógicos e gerenciais no ensino superior

As coordenações das Faculdades de Medicina da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá estão integradas em busca de conhecimento para aperfeiçoar cada vez mais os processos pedagógicos e gerenciais no ensino superior. Quatro coordenadores da universidade que é conceito máximo pelo MEC, sendo eles o coordenador do curso de Medicina de Jaú, Dr. José Costa Filho, e os coordenadores dos internatos médicos Dr. Fernando Valejo (Presidente Prudente), Dra. Samira Haddad (Guarujá) e Dra. Anna Carlota Brandi (Jaú), participam do Curso em Educação na Saúde 2024-2025. Ele é oferecido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), considerada um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do país.
O objetivo do curso é atualizar educadores para atuarem na formação de profissionais de saúde na graduação e pós-graduação. Por isso o público-alvo são profissionais que atuam como professores, preceptores, supervisores, coordenadores de cursos e estágios em campo de prática, gestores do ensino e pós-graduandos na área da saúde. O curso prevê uma carga horária de 526 horas que se dividem em 14 encontros mensais (10 presenciais e 4 virtuais), 164 horas de interação e estudo em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e 120 horas para produção do Trabalho de Conclusão.
O coordenador do Internato Médico da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) destacou que essa participação dos gestores dos três campi foi estimulada pela própria reitoria da Unoeste. Ainda de acordo com o Dr. Fernando Valejo, a capacitação terá, ao todo, 14 meses de duração. “Qual a importância de fazermos esse curso? Como em tudo na área da saúde, as coisas mudam muito rápido: novas descobertas vão surgindo, pesquisas vão sendo feitas e novas evidências científicas entram no dia a dia do médico e de outras profissões da saúde. Na educação não é diferente. Conforme surgem pesquisas na área da educação, novas evidências científicas surgem, de metodologias a serem aplicadas na educação para possibilitar um ensino cada vez mais eficiente e mais adequado aos alunos. Por isso, nós coordenadores dos três campi fomos em busca de um curso que trouxesse as novidades mais recentes na área de educação médica para que possamos incluí-las no nosso curso, melhorando cada vez mais o ensino médico na nossa universidade”.
Além dessas novidades todas, os coordenadores dos cursos de Medicina da Unoeste também estão sendo treinados em oficinas e aplicações práticas, sobre o que há de mais moderno e mais efetivo dentro do ensino médico no mais alto nível científico possível. “O objetivo final de tudo isso é trazer essas tendências para a Unoeste em benefício dos alunos e da formação médica de qualidade”, completou o Dr. Fernando Valejo.
O coordenador do curso de Medicina de Jaú lembrou que esse curso é uma referência no Brasil, com professores renomados e de grande relevância para a saúde médica do país, e oferecido por uma instituição com reconhecimento internacional como é o caso da USP. “Os professores do curso estão entre os melhores educadores do país, os mais renomados, e o curso conta com a presença de ex-presidentes da Associação Brasileira de Educação Médica, professores que são referências em suas escolas e participam rotineiramente dos eventos em educação, a exemplo dos congressos brasileiros. Então eu acredito que a importância da nossa participação nesse momento é nesse sentido, absorver mais conhecimentos com esses nomes”, destacou Dr. José.
Já a coordenadora do Internato Médico de Jaú acredita que é de grande importância a Unoeste estar inserida nessa empreitada, por meio de seus médicos gestores, tendo em vista às novas gerações que estão chegando para a formação na Medicina em seus campi, e que serão os profissionais médicos no futuro.
“Estou muito empolgada e animada com o curso porque ele traz inovações de aprendizado no ensino médico que são extremamente interessantes, a exemplo de algumas metodologias ativas que fazem com que o aluno aprenda mais, e junto com isso as adequações de gerações. Hoje a que temos é aquela que exige uma metodologia de ensino mais moderna porque o acesso à informação pra eles é muito fácil. Então temos que trabalhar muito mais a parte de diagnóstico diferenciado, de qual doença poderia ser. E não só a parte que ele tem acesso, como doses e tratamentos. O aluno tem que ser mais treinado na parte de diagnóstico diferencial, é nisso que a gente acredita, e as metodologias ativas que já existem na Unoeste nos deixam muito confiantes de que estamos treinando alguém para conseguir montar o leque diagnóstico, pensando nas possibilidades de diagnóstico. Isso é o diferencial de um grande médico”, destacou a Dra. Anna Carlota Brandi.
Por sua vez, a coordenadora do Internato Médico da Faculdade de Medicina de Guarujá garantiu que esse curso em Educação em Saúde tem permitido a eles atualizarem seus conhecimentos sobre princípios e estratégias educacionais, para que esse ensino pretendido seja cada vez mais efetivo e alinhado à missão, visão e valores da instituição. “Participamos de discussões teóricas, leitura de artigos, atividades práticas em metodologia ativa, entre outros, convivendo com tutores e profissionais da educação de instituições de todo o Brasil e, também, internacionais. Essa diversidade de experiências permite analisar e comparar nossa realidade com o que está sendo executado em outros locais. Tem sido uma vivência enriquecedora, tanto para a aquisição de novos conhecimentos, que podem ser aplicados localmente, quanto para a validação do que temos praticado na Unoeste, em termos de qualidade do currículo e da prática de ensino”, destacou a Dra. Samira Haddad.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste