CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fundação de pesquisa planeja estímulo à iniciação científica

Fopi tem em quatro anos expressiva participação da pós-graduação e agora anuncia que motiva a graduação a desenvolver projetos 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Fundação de pesquisa planeja estímulo à iniciação científica
Reunião da Fopi, em sua sede no campus 2 da Unoeste

Propositora e apoiadora de programas e projetos de desenvolvimento científico, econômico, social e ambiental, a Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi) tem em quatro anos expressiva participação da pós-graduação com dezenas de pesquisadores envolvidos em estudos que movimentaram R$ 1,9 milhão em parcerias privadas e públicas. Instalada no campus 2 da Unoeste em Presidente Prudente, atualmente conta com 19 projetos em andamento e mais dois, sendo um na fase de assinatura de contrato e outro em cadastro. Como parte do plano de ação deste ano surge a proposta de desenvolver ações para estimular a participação em iniciação científica de alunos dos cursos de graduação em Prudente, Jaú e Guarujá.

A proposição de intensificar a investida na graduação foi formulada na manhã desta terça-feira (4) em reunião extraordinária provocada pelo Conselho Curador da Fopi que esteve representado pelo vice-presidente Dr. Fábio Fernando de Araújo; e pelo Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. O diretor presidente, Dr. Anthony César de Souza Castilho, acompanhado do diretor administrativo, Dr. Leonardo Henrique Zanetti e do diretor científico, Dr. Leonardo de Oliveira Mendes, foi quem sugeriu à próxima diretoria que realize ações para atrair e estimular pesquisas da graduação junto a Fopi.

Nomes indicados

Com mandato de dois anos, a primeira diretoria foi presida pelo Dr. Fábio Rafael Echer, atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia, pelo qual a Unoeste oferta mestrado, doutorado e pós-doutorado. A segunda pelo Dr. Anthony, cujo mandato está vencendo neste meio de ano. Para a terceira, os nomes indicados pelo Conselho Curador são os do Dr. Marcelo Raphael Volf (presidente), Dra. Maíra Rodrigues Uliana (administrativa) e Dra. Camélia Santina Murgo (científica). O Conselho Fiscal, no qual o mandato é de três anos e foi reeleito, permanecem a Dra. Gláucia Prada Kanashiro e os professores Haroldo Alessi e Homéro Ferreira.

Cedida pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Stephanie Funari Amaral Gusmão de Faria está atuando na secretaria da Fopi e participou da reunião na qual também estiveram presentes o vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Dr. Edgard Henrique Costa Silva e a vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. Vários assuntos foram tratados, incluindo os de viabilidade de instalações junto à Fopi do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP), cujos trâmites são tratados em esferas superiores dos governos estadual e federal. 

Foto: Homéro Ferreira Edgard, Danielle, Gláucia, Fábio, Leonardo Zanetti, Anthony, Leonardo Mendes, Stephanie e Adilson
Edgard, Danielle, Gláucia, Fábio, Leonardo Zanetti, Anthony, Leonardo Mendes, Stephanie e Adilson

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem