Pós ambiental é representada em grandes eventos científicos
Professora e alunas do mestrado e doutorado em Meio Ambiente têm participação presencial no SBPMat e CBCat

O Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente de Desenvolvimento Regional (PPGMadre) da Unoeste esteve representado em dois congressos científicos, entre o final de setembro e começo de outubro: SBPMat, em Salvador; e CBCat, em Natal.
A primeira sigla é de Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais e a segunda de Sociedade Brasileira de Catálise. A professora Dra. Angela Kinoshita esteve na companhia de duas alunas e apresentou o trabalho de dois alunos do curso de Medicina.
As alunas presentes foram a engenheira civil doutoranda Maryane Pipino Beraldo de Almeida e a química mestranda Lays da Silva Gomes. Os alunos representados foram João Gabriel Katsumi Zorzato e Isabella Caroline de Oliveira Barreto.
Os estudantes de Medicina estão inseridos em iniciação científica, respectivamente com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Maryane e Lays são bolsistas CNPq e as participações nos eventos contaram com o apoio financeiro parcial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.
Grandes eventos
O CBCat, no SEHRS Natal Grande Hotel & Resort, teve mais de 500 participantes e apresentações de 110 trabalhos orais, 432 pôsteres e 23 palestras com pesquisadores nacionais e internacionais.
A reunião anual da SBPMat, no Centro de Convenções Salvador teve 2,1 mil participantes, apresentação de mais de 1.900 pôsteres, sete minicursos, sete sessões plenárias e 22 simpósios. Teve como parte de sua programação do B-MRS Meeting.
Com sigla de Sociedade Brasileira de Pesquisa em inglês, o congresso internacional teve as participações de Maryane e da Dra. Angela apresentando o trabalho de iniciação científica dos alunos do curso de Medicina.
Trabalhos apresentados
“Desempenho mecânico de argamassas com substituição parcial de areia por Pó de Rocha Basáltica” (Mechanical Performance of Mortars with Partial Replacement of Sand by Basaltic Rock Powder), foi o trabalho apresentado pela doutoranda.
Trabalho que aborda a aplicação do pó de rocha basáltica como substituinte parcial da areia em argamassas, contribuindo para o desenvolvimento de materiais mais sustentáveis na construção civil.
O trabalho de iniciação científica de João Gabriel e Isabella Caroline tem o título “Efeito antimicrobiano de tintas recobertas com nanopartículas de óxido de zinco” (Antimicrobial effect of paints coated with zinc oxide nanoparticles).
No CBCat, Maryane apresentou a pesquisa intitulada “Aplicação Fotocatalítica do Pó de Rocha Basáltica na Degradação de Corantes”, que investiga o uso sustentável de materiais naturais em processos para tratamento de efluentes.
Lays apresentou o trabalho “Desempenho Fotocatalítico de Nanopartículas Magnéticas de Fe3O4-ZnO e Fe3O4-ZnO/Látex na Degradação do Corante Azul de Metileno”, destacando o potencial da heterojunção de nanomateriais na degradação de poluentes.
Oportunidade valiosa
Conforme a Dra. Angela, participar de um congresso, seja ele nacional ou internacional, representa uma oportunidade valiosa para ampliar conhecimentos, trocar experiências e se atualizar sobre as tendências mais recentes da área de pesquisa.
“Esses eventos também favorecem o networking entre pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes regiões, possibilitando futuras colaborações científicas”, pontua a professora pesquisadora.
“Além disso, a participação contribui para o crescimento pessoal e acadêmico, estimulando a reflexão crítica sobre o próprio trabalho e abrindo portas para novas perspectivas de pesquisa e atuação profissional”, comenta.
Diz ainda que essas participações reforçam a importância da pesquisa desenvolvida no PPGMadre, evidenciando o comprometimento dos alunos com a inovação científica e a sustentabilidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste