Simulação realística gera competências em formação na saúde
Aplicação da metodologia em curso técnico de enfermagem foi avaliada em pesquisa para produção de tese na área da educação

A aplicação da metodologia da simulação realística em curso técnico de enfermagem permite a compreensão de que pode contribuir para o desenvolvimento de competências, desde que a mesma possibilite o realismo.
A pesquisa ação estratégica foi realizada por meio da criação de cenários e utilização da metodologia da simulação realística. Os dados foram levantados junto a 15 estudantes de enfermagem por meio de coleta documental, questionários e grupo focal.
Os dados foram analisados à luz dos pressupostos de competências de Philippe Perrenoud, por meio da análise textual discursiva; conforme o autor do estudo, Carlos Willian Zanelato Souza.
O sociólogo suíço é autor do livro “Novas competências para ensinar”, de 1999; traduzido e publicado no Brasil em 2000 pela Editora Artmed. As competências que defende partem da organização e direção de situações de aprendizagem.
Teoria motivacional
As motivações dos estudantes frente ao desenvolvimento dos cenários foram analisadas sob a teoria motivacional de Johon Keller, psicólogo educacional norte-americano, autor do Modelo ARCS - Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação.
Junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e com orientação da professora doutora Raquel Rosan Christino Gitahy, o estudo que levou à tese de Carlos Willian esteve vinculado à linha de pesquisa formação e ação do profissional docente.
Linha que também abrange práticas educativas e trabalhada, dentre outras linhas, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Currículo e Tecnologias, atrelado ao PPGE da Unoeste.
A pesquisa resultou na tese com o título “Cenários de simulação realística para o desenvolvimento de competências de curso técnico de enfermagem”, considerou a simulação realística como potencializador da aprendizagem.
Ao mesmo tempo, reconheceu seu papel na diminuição de erros na assistência. A questão foi: Como e de que maneira os cenários de simulação realística podem contribuir para o desenvolvimento de competências de estudantes no curso técnico em enfermagem?
Análise das contribuições
Para tanto, conforme explica Carlos Willian, o objetivo geral foi analisar as contribuições dos cenários de simulação realística no desenvolvimento de competências de estudantes de curso técnico em enfermagem em instituição de ensino profissionalizante.
Originário da escola pública “Professor Ivo Liboni”, em Regente Feijó, Carlos é graduado em enfermagem, fez mestrado no PPGE e leciona em instituição de ensino técnico em Presidente Prudente;
No mestrado sua pesquisa foi sobre gamificação como estratégia para promoção da reaprendizagem de conteúdos no curso técnico em enfermagem, atrelado a aprendizagem significativa e teorias da motivação.
A tese de Carlos Willian foi avaliada e aprovada para que receba o título de Doutor em Educação. Contou na banca examinadora com os avaliadores internos Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e Dr. Sidinei de Oliveira Souza.
A avaliação externa foi on-line e composta pelas convidadas Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol e Dra. Rosely Aparecida Teixeira, ambas da Universidade Nove de Julho, de São Paulo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste