Unoeste apoia Caminhada Rosa e reforça prevenção ao câncer
Universidade levou ações de saúde, bem-estar e orientação à comunidade durante evento promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Guarujá

O último sábado (18) foi marcado por solidariedade e conscientização na Praia do Tombo, em Guarujá. O Fundo Social de Solidariedade (FSS) realizou, com o apoio da Unoeste, a Caminhada Rosa, campanha que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e que levou à comunidade atividades de promoção à saúde e bem-estar.
A concentração aconteceu em frente à Casa Canoa, com alongamento coletivo e saída às 9h. O encerramento contou com sorteios, distribuição de brindes, dinâmica de grupo e apresentação da banda da atlética da Unoeste Guarujá.
Saúde e bem-estar
Durante a manhã, alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia levaram orientação e atendimento gratuitos à comunidade. A tenda da universidade chamou a atenção dos participantes, que puderam medir pressão arterial, glicemia, receber massagens relaxantes e participar de rodas de conversa sobre saúde física e mental.
A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Thaisy Guerra, destacou o engajamento dos alunos e a relevância da ação.
“Os alunos estão participando da campanha com muita animação. É uma oportunidade de promover a saúde e reforçar nosso papel como protagonistas na prevenção, especialmente quando se trata da saúde da mulher”, afirmou.
O estudante Renan de Azevedo Alves, do segundo termo de Enfermagem, ressaltou o aprendizado prático.
“Estamos aqui fazendo orientações sobre o autoexame e o autocuidado, além de aferição de pressão e ações voltadas à prevenção do câncer de mama”, contou.
Da área de Psicologia, Gabriella Santos, também do segundo termo, destacou o cuidado integral com o público.
“Nossa turma está promovendo orientações sobre saúde mental e distribuindo panfletos informativos, trazendo essa consciência por meio da conversa e do acolhimento”, explicou.
Comunidade
Entre os participantes, o envolvimento da Unoeste foi motivo de elogios. A moradora Ingrid Pereira destacou o impacto positivo das atividades.
“A participação da Unoeste está maravilhosa! Fiz uma massagem com os alunos de Fisioterapia, super-relaxante. Participei da caminhada e é importante lembrar que a gente precisa se cuidar”, disse.
Para Lilian Arenzon, as orientações e atendimentos foram um diferencial.
“Esses serviços ajudam muito no controle da saúde. Medi minha pressão com a turma de Enfermagem e a glicemia com os alunos de Biomedicina. Eles foram ótimos e ainda explicaram tudo direitinho”, contou.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste