Unoeste recebe mais de mil estudantes na Feira de Profissões
Com oficinas, estandes e espaços de orientação, evento ajudou jovens a conhecer melhor as áreas da saúde e refletir sobre a escolha profissional

Muita animação, entusiasmo e a certeza de que diversos estudantes saíram mais esclarecidos sobre o futuro profissional. Assim foi a 3ª edição da Feira de Profissões realizada pela Unoeste no campus de Jaú, que recebeu mais de mil estudantes de 20 escolas públicas e privadas da região, entre os dias 1 e 2 de outubro.
Durante os dois dias, no período da manhã e da tarde, os visitantes puderam circular pelos estandes dos cursos de Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina e Enfermagem, onde tiveram contato com atividades práticas que reproduziram atividades do cotidiano de cada profissão.
“Nesses momentos, os alunos do ensino médio terem esse contato com a parte prática, ver o que a faculdade entrega, a estrutura, tudo isso traz segurança para eles poderem fazer a melhor escolha. Hoje, nós temos a Unoeste que é uma faculdade perto de nós e que é muito boa”, comenta Fabiano Gavaldão, diretor do Colégio Elite Nie.
Fabiano destacou sua gratidão pelo convite e pela realização da Feira de Profissões. O Colégio Elite Nie levou ao evento as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, além de já terem participado do Festival de Esportes da Unoeste, promovido no primeiro semestre.
Outra escola que saiu satisfeita da Feira foi a Escola Caetano Lourenço de Carmargo. “É super importante os alunos conhecerem o espaço da universidade, outro ambiente do que estão acostumados, além de mostrar que é possível fazer uma faculdade de qualidade e próxima”, comenta a professora Raquel Amaral, responsável por conduzir a escola.
Momento esclarecedor para jovens
Um dos destaques da programação foi a orientação profissional, conduzida por alunos do curso de Psicologia, que auxiliaram os participantes a refletirem sobre seus interesses e afinidades para identificar as áreas de maior identificação.
A professora doutora Camélia Santina Murgo, coordenadora do curso de Psicologia, explica que os jovens respondem a um 'levantamento de interesses', também conhecido como teste vocacional. O resultado aponta as tipologias profissionais com as quais cada estudante tem maior afinidade, podendo ser realista, investigativa, social, convencional, artística ou empreendedora.
“Estava em dúvida entre dois cursos: Design e Medicina. Só que, depois de hoje, acredito que eu pense mais em fazer Medicina, tanto que foi a área que mais me mostrou ter afinidade”, comenta a visitante Amanda Furtado, de 17 anos, da ETEC de Barra Bonita (23km de Jaú).
A jovem comenta que ainda não conhecia o campus da universidade, mas ficou impressionada com a estrutura e modernidade. “Como sou de outra cidade, ainda não conhecia por dentro. Quando tirei uma foto no painel, me imaginei no futuro estudando aqui”, finaliza.
Para Loren Tangi, estudante da ETEC de Barra Bonita, a participação na Feira foi uma oportunidade de filtrar melhor as áreas de interesse. Ela conta que conseguiu se aproximar das áreas de que mais gosta e também teve clareza sobre cursos que não deseja seguir. No teste de orientação profissional, as opções que apareceram em destaque para ela foram Medicina, Medicina Veterinária e outros voltados para a área de Ciências.
As oficinas também despertaram grande interesse. No espaço da Biomedicina, por exemplo, os visitantes participaram da realização de tipagem sanguínea. Já em Fisioterapia, puderam conhecer de perto as diversas áreas de atuação do profissional e realizar exercícios que trabalham a coordenação motora, sob supervisão do professor.
“Foi uma experiência única, aprendi bastante coisa, até perdi o medo de agulha e de sangue. Antes eu pensava em fazer Biomedicina, agora tenho certeza”, brinca a estudante Gabrieli Capelin, de 16 anos, do Sesi de Barra Bonita.
A jovem havia visitado a Unoeste em 2023, na primeira edição da Feira, quando ainda estava no primeiro ano do ensino médio. Dois anos após, Gabrieli afirma que retorna ao campus mais decidida e esclarecida sobre seu futuro profissional.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste