Natal Solidário Unoeste leva brinquedos ao Caps de Guarujá
Campanha arrecadou 234 brinquedos e contou com a participação de estudantes, professores e do Papai Noel da Unoeste no Caps Infantojuvenil
A Unoeste realizou nesta terça-feira, 16 de dezembro, a entrega dos brinquedos arrecadados pela Campanha Natal Solidário no Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Caps I), em Guarujá. A ação levou alegria às crianças atendidas pela instituição com a presença especial do Papai Noel da Unoeste.
Ao todo, foram arrecadados 234 brinquedos, resultado do engajamento de estudantes, professores e demais colaboradores da universidade. A iniciativa contou com a participação da coordenadora do curso de Psicologia, Aline Cacozzi, além dos colaboradores Sofia Gonçalves, Mariana Martins, Ricardo Pereira e Marcelo Cesar e dos alunos do curso de Psicologia.
Solidariedade, formação e comunidade
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unoeste em Guarujá, Aline Cacozzi, a ação buscou fortalecer um projeto já consolidado na instituição.
“O objetivo foi ampliar as forças da campanha de Natal promovida pelas bibliotecas da Unoeste, arrecadando brinquedos para a comunidade”, explica.
Ela destaca que os estudantes do 1º termo de Psicologia estiveram diretamente envolvidos na ação ao longo do semestre por meio do Projeto Integrador, dentro do eixo VNAS – Você Nunca Anda Sozinha.
“Durante o semestre, os alunos promoveram semanas temáticas e, para finalizar o projeto, organizaram a Semana da Gratidão, que incluiu uma caminhada na orla para agradecer as oportunidades vividas e divulgar a arrecadação dos brinquedos”, relata.
Escolha do Caps fortaleceu vínculos e aprendizado
A coordenadora conta ainda que a escolha do Caps Infantojuvenil para receber as doações não foi aleatória.
“Esses mesmos estudantes já haviam realizado uma visita técnica na instituição e também receberam crianças do Caps em uma atividade prática de biblioterapia na universidade. Esse vínculo criado com os usuários e com a equipe do serviço foi fundamental para a mobilização do projeto de Natal”, explica.
A bibliotecária Sofia Gonçalves também teve papel importante na definição do local.
“Ela entendeu que seria um diferencial levar a ação para o Caps, uma instituição que geralmente não é lembrada nas campanhas natalinas”, completa.
Formação cidadã desde o início do curso
Para Aline Cacozzi, ações como esta contribuem de forma significativa para a formação dos futuros profissionais.
“As contribuições para a formação dos estudantes são enormes, porque possibilitam o desenvolvimento teórico, crítico e reflexivo, além da formação cidadã. Preparam indivíduos éticos e comprometidos com seus direitos e deveres na vida pública”, afirma.
Ela também ressalta o envolvimento dos alunos.
“Avalio a participação dos estudantes de maneira excelente. Eles nos enchem de orgulho, pois o aprendizado extrapola o universo técnico e se transforma em uma participação ativa e social”.
Experiência que marca a trajetória dos estudantes
Para a aluna Magda Fabiana Assis Pereira Ribeiro, do 1º termo de Psicologia, participar da ação foi uma experiência transformadora.
“A entrega dos brinquedos no Caps Infantil despertou em mim sentimentos de gratidão, empatia e responsabilidade social. Foi um aprendizado que vai além da teoria e reforça que a Psicologia está diretamente ligada ao compromisso social, ao acolhimento e à humanização”, relata.
Ela destaca que a vivência impactou positivamente a sua formação.
“Desde o primeiro termo, o curso de Psicologia tem contribuído tanto para a minha formação profissional quanto humana, integrando teoria e prática e estimulando o respeito às diferenças e a construção de um olhar mais consciente sobre o ser humano e suas relações”, completa Magda.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste