Conferência debate políticas públicas aos idosos de Prudente
Eles são 44,2 mil e representam 18,8% da população prudentina estimada pelo IBGE em 235 mil pessoas no ano de 2024

Políticas públicas atuais e futuras para 44,2 mil pessoas, que representam 18,8% da população, foram debatidas na 3ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas de Presidente Prudente, sediada nesta sexta-feira (16), no campus 2 da Unoeste.
Os números extraídos da estimava do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2024, com a população de 234.083 habitantes, foram apresentados pela palestrante Vanderléia de Jesus Ruiz, psicóloga e terapeuta familiar e comunitária.
O evento teve momentos distintos, com abertura no espaço Torre de Cristal, debates em grupos formados por eixos em salas de aula da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), com retorno de todos para a plenária final.
Também houve eleição de delegados para a conferência estadual. Dentre os vários assuntos debatidos, esteve a necessidade de instalações de Centros Dia, com espaços para cuidados e atividades diurnas para os idosos, com volta casa à noite.
Multicultura e democracia
Na palestra foi abordado o tema da conferência municipal que foi “Envelhecimento Multicultura e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, com vários pontos de reflexões para alimentar os debates por eixos.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Ariane Jacintho, a conferência foi um ato de confirmação da política pública do idoso na cidade, com o posicionamento de “onde estamos, para onde queremos ir e o que precisa melhorar”.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Danielle Araújo Borsari, citou a promoção de saúde ao idoso, citando as ofertas de alguns serviços e atendimentos no Centro de Referência do Idoso, o CRI Felizidade.
O prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã´ foi representado por Ariane; a primeira dama Renta Mello pelo coordenador do Idoso, Caio Marcelo Neves Damato; e a secretária municipal de Saúde, Dra. Débora Tiezzi, por Danielle.
No cerimonial de abertura, o ex-vereador Geraldo da Padaria e assessor do deputado estadual Mauro Bragato disse que o escritório político em Prudente está aberto para atender as demandas da terceira idade.
Sujeitos de direitos
A síntese da fala da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dulce de Mello, foi a de que idosos não são apenas sujeitos de cuidados, mas de direitos como os debatidos na conferência pela construção de uma sociedade mais justa.
A diretora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads – Alta Sorocabana) Rita Nazareth Sapia Gama disse que este órgão do governo estadual está aberto para as questões dos idosos, para que possam viver a vida dignamente.
Estiverem presentes os vereadores Babu da Cohab, Demerson da Saúde e Izaque. No cerimonial conduzido por Ananias Pinheiros foram feitos agradecimentos especiais à Unoeste, ao Hospital Regional pela Residência da Saúde do Idoso e Grupo Athia.
A atração cultural de abertura foi o grupo de coreografia conduzido por Damaris Laje e premiado em 4º lugar nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), sediados recentemente em Tupã e nos quais Prudente ficou com o 2º lugar na classificação geral.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste