CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Intercom: alunos e egressos têm prêmio e projetos finalistas

Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unoeste participaram do maior congresso de comunicação da América Latina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Lilian Seleri Intercom: alunos e egressos têm prêmio e projetos finalistas
Vinicius Dalama, Thaisa Bacco e João Victor Fernandes ganharam categoria de “Melhor Documentário”

Dez alunos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, voltaram do 28º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), com a premiação de melhor documentário pela produção “Ponto de Vista” e com outros quatro trabalhos como finalistas. 

O Intercom Sudeste 2025, realizado em Campinas (SP) e considerado o maior congresso de comunicação na América Latina, reuniu estudantes e egressos de instituições de ensino superior públicas e particulares da região sudeste do país, divididos em seis categorias e 71 modalidades.

O documentário “Ponto de Vista”, orientado pela professora doutora Thaisa Sallum Bacco, traz histórias de moradores de Presidente Prudente que esperam pelos ônibus nos pontos espalhados pela cidade. Entre os relatos, os desafios em relação ao uso do transporte público, mas também histórias pessoais e emocionantes do cotidiano de quem utiliza esse serviço. 

A conquista vem em uma edição em que o Intercom bateu recorde de número de trabalhos submetidos e participantes inscritos. Ao todo, o evento somou 1.440 participantes selecionados como finalistas, com aproximadamente 700 avaliadores. A programação contou com oficinas e palestras que discutiram tendências e novidades, com reflexões sobre “repensar a comunicação”. 

Com entusiasmo, 12 integrantes da caravana da Escola de Comunicação da Unoeste partiram de Presidente Prudente rumo a Campinas, com cinco projetos finalistas no Prêmio Expocom. 

Primeiro olhar 

A princípio, a estudante de Publicidade e Propaganda, Lívia Gomes Fagundes, disse que não entendeu a importância do que é ter um trabalho aceito como finalista.

“Mas após ver que apenas cinco trabalhos da região Sudeste foram escolhidos, me senti privilegiada e muito feliz! Apresentar o trabalho foi incrível, mas também um momento de muita ansiedade e nervosismo, comum em apresentações”, relembrou.

A estudante concorreu na modalidade PT16 - Projetos de Extensão, com o trabalho “Luz, Câmera e Cocção”, desenvolvido de forma interdisciplinar com o curso Tecnólogo em Gastronomia da Unoeste – o melhor curso do Brasil.

Lívia ainda destacou que o evento é muito importante para todos da área da comunicação, tanto para troca de experiências quanto para abrir portas e nos colocar em outras realidades. 

“O que mais gostei foi da experiência de poder apresentar um trabalho e de estar no meio de tantas pessoas da minha área. É muito bom saber que existem inúmeros lugares, pessoas e oportunidades fora da nossa localidade. Espero que todos possam ter a chance de submeter seus trabalhos e participarem do congresso. Vale a pena!”, afirmou.

Foto: Cedida Alunos da Escola de Comunicação da Unoeste participaram do Intercom Sudeste 2025
Alunos da Escola de Comunicação da Unoeste participaram do Intercom Sudeste 2025

Premiação

Para o ex-aluno João Victor Fernandes, que integrou a equipe do documentário vencedor, o número de participantes foi o que mais chamou a atenção. 

“Apresentar dá ansiedade, ainda mais pelo peso do evento e da competição, mas tudo ocorreu bem”, contou o jornalista sobre sua experiência.

João também destacou que ser finalista nessa etapa regional já é ótimo para o currículo e para fazer contato com pessoas de outras regiões, com os mesmos interesses. 

“Recomendo a todo mundo mandar projetos para o Expocom desde o começo da faculdade. Foi muito bom! É uma sensação de orgulho, de ter o trabalho reconhecido. A gente espera que seja uma oportunidade de entrarmos para esse mercado do cinema”, disse.

O egresso Vinicius de Azevedo Dalama, também da equipe do documentário, ressaltou a importância do evento para conhecer outras pessoas da área e trocar informações.

“O que eu mais gostei foi a troca de informação. Sentir que todo mundo ali estava querendo aprender mais sobre o audiovisual, sobre a comunicação, desenvolver não só no sentido profissional, mas no sentido de conhecimento”, contou.

Ele falou também sobra a conquista. “A sensação de ganhar a categoria foi ótima. Eu fiquei muito feliz, foi extremamente gratificante, ainda mais em uma categoria tão difícil. Tudo parece tão bom, tão grande, sou grato. Chegar como finalista ali da Intercom, da Expocom... Já estava extremamente grato, entende? Eu estava viajando em prol de um trabalho meu acadêmico, eu só tenho a agradecer”, completou Dalama.

Trabalhos desenvolvidos

Além dos projetos “Luz, Câmera e Cocção” e “Ponto de Vista”, os estudantes Vinícius Dalama e Inês Becegato foram finalistas com a websérie documental “Fenomenal”, sendo os três trabalhos orientados pela professora Thaisa; a reportagem long form Donas”, orientada pela professora doutora Fabiana Alves, e o videoclipe “Indelével”, orientado pelo professor Renato Pandur.

Próximos passos

A caravana retornou para Presidente Prudente com uma vitória que despertou ainda mais o sentimento de orgulho e parceria entre os estudantes, professores e egressos. 

“Isso pra mim já seria o suficiente, mas, querendo ou não, ver um trabalho seu ali, sendo exposto, as pessoas elogiando, comentando e até aconselhando também para melhorar, é muito gratificante. Você se sente realizado, ainda mais eu que vim para o interior. Foi um prazer imenso ver um trabalho de um amazonense alcançar o pódio ali com o meu colega João. A gente trabalhou tanto pra poder alcançar isso”, ressaltou Vinícius.

As conquistas não representam o final dessa história que começou no Intercom Sudeste 2025. A próxima parada já tem data marcada: de 1º a 5 de setembro, os vencedores desembarcarão no Espírito Santo, para a etapa nacional do congresso, em busca de mais conhecimento.

Com colaboração de Júlia Guimarães

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem