Encontro destaca protagonismo feminino na Comunicação
Profissionais que atuam na região destacaram desafios na carreira; evento faz parte das comemorações de 30 anos da Escola de Comunicação da Unoeste

Como parte das comemorações dos 30 anos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, foi realizado nesta terça-feira (10), no campus 2 da Unoeste, o Primeiro Encontro de Mulheres da Comunicação. O evento contou com a participação das profissionais Paula Sieplin, Mônica Campanharo e Stephanee Melo, com mediação das professoras Giselle Tomé e Priscila Guidini.
O objetivo do encontro foi dar espaço, visibilidade e protagonismo às mulheres que atuam e transformam essa área tão estratégica.
O coordenador da Escola de Comunicação, Tchiago Inague Rodrigues, explica que o evento reafirma o compromisso com o fortalecimento dos espaços de fala das mulheres na área da comunicação.
“Celebrar o protagonismo feminino é reconhecer trajetórias potentes e garantir que diferentes vozes possam orientar os rumos do nosso campo. Incentivamos iniciativas como este encontro porque acreditamos que, quando mulheres ocupam todos os lugares de criação e decisão, a comunicação se torna mais plural, justa e transformadora”, afirma Tchiago.
Participação dos alunos
O público, composto por alunos, egressos, professores e pais, participou ativamente, contribuindo com perguntas e reflexões às convidadas. “É muito importante participar de eventos como esse para adquirir experiência e conhecimento”, comentou Mariane Barbosa, 18 anos, estudante do 1º termo de Publicidade.
A aluna Ana Belly Veiga, 20 anos, também do 1º termo de Publicidade, ressaltou a importância da representatividade. “É muito bom ver mulheres ganhando espaço nesta área. Encontros como esse fazem com que a gente sinta-se apoiada e incentivada. A gente se sente representada ao ver mulheres que já estão no mercado”.
Um dos temas discutidos foi a cobrança em relação à aparência, especialmente para quem trabalha na TV. A jornalista Paula Sieplin relatou que a crítica muitas vezes se concentra na imagem, e não no conteúdo. “Às vezes, faço uma matéria e a única coisa que comentam é sobre como estava meu cabelo”, disse.
A jornalista Stephanee Melo complementou, destacando a forte autocobrança e também a relevância que a imagem tem no ambiente profissional.
Outro ponto unânime entre as convidadas foi a sensibilidade feminina como um diferencial. Para elas, saber ouvir, conversar e observar detalhes são habilidades que favorecem a geração de insights e fortalecem a atuação na área.
A estudante Paula Falconi, 44 anos, do 3º termo de Publicidade, destacou a relevância da troca de experiências. “Ver mulheres da minha idade, professoras e profissionais incríveis, que falam bem e inspiram, amplia a visão. Os conselhos sobre escuta ativa, postura e autenticidade serão levados para a vida”.
A professora e organizadora do evento, Giselle Tomé, avaliou o encontro como muito positivo. “O público participou com muitas perguntas, o que mostra a necessidade de termos mais momentos como esse. É fundamental refletir sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho, especialmente, da região”, concluiu.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste