Projeto oferta inclusão digital para pessoas da melhor idade
Iniciativa envolve a Coordenadoria Municipal do Idoso de Presidente Prudente e Faculdade de Informática da Unoeste

Parte de um grupo de 70 interessados em aprendizado prático do uso de recursos de serviços e interação social pelo telefone celular, nove mulheres participaram na manhã desta sexta-feira (15) da 1ª oficina do projeto Inclusão Digital para a Melhor Idade.
A iniciativa que envolve a Prefeitura e a Unoeste foi muito bem recebida. Além do interesse em melhorar o acesso às redes sociais e baixar aplicativos em seus celulares, também foi possível saber mais sobre como evitar golpes e segurança no acesso às contas bancárias.
Francisca das Graças Pereira, de 72 anos, apresentou o pedido de orientação sobre como ouvir a Rádio Comercial AM pelo celular. O estudante Pedro Ponçano Pinheiro baixou o aplicativo da emissora, encurtando o caminho de acesso, sem plataforma.
Bem focada no que queria, a moradora do jardim Vale Verde I há 36 anos (desde que o bairro foi instalado), tem preferência pelo jornalismo conduzido por Osvaldo Torino, no Jornal das Sete e no Patrulha Comercial.
Leonora Leirão Palmeira, moradora da Cohab, e Nair Schinaider, do bairro Servantes I, buscaram soluções de uso geral das redes sociais, atendidas pelas estudantes Maria Julia Cargas Sita e Maria Isabelly Andrade. Todos os atendimentos foram individuais.
Abertura do encontro
O encontro foi aberto com as presenças do coordenador municipal do idoso, Caio Marcelo Neves Damato, e do coordenador e responsável por extensão na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), Haroldo Alessi.
Também presente o coordenador do Programa Unoeste + Melhor Idade, Josué Pantaleão. Um pouco mais tarde, também compareceu o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo.
O grupo de mulheres esteve acompanhado pela professora de educação física Adriana Osti, que ministra atividades rítmicas para idosos, voltadas para o equilíbrio, coordenação motora e sociabilização.
O grupo interessado no projeto frequenta as atividades ofertadas pela administração municipal na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, localizada na divisa entre o jardim Monte Alto e Cohab, ao lado da unidade de saúde Cohabão.
Além das atividades com a professora Adriana, tem pintura, exercícios de resistências (força), esportes adaptados capoeira e vôlei pelo Projeto 60+, mantido pelo governo municipal do prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã´.
Amplo envolvimento
Dona Francisca faz maioria das atividades e fisioterapia aquática nas águas quentes do Sesc Thermas de Prudente, de tal forma que parou de tomar remédio para artrose; e agora diz que sua vida ficará ainda melhor com a inclusão digital.
O Unoeste + Melhor Idade envolve o Programa Anjos da Unoeste, idealizado pelo Dr. Gabriel Lima Carapeba; e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NDHU), coordenado pelo Dr. Tchiago Inague.
Cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), pela qual responde o pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi, o programa voltado para a melhor idade prevê outras atividades, como a produção de livro sobre receitas afetivas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste