CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: A Unoeste | PROEXT

Extensão e Ação Comunitária (PROEXT)


A Extensão, na UNOESTE, formalizou-se inicialmente com a criação da Pró-Reitoria Comunitária em 1989. Já no campo inicial das ações extensivas, o Programa de Ação Comunitária (PAC) foi um marco de excelência acadêmica, com produtivos resultados sociais (desde a implantação das faculdades e cursos) beneficiando, além da comunidade locorregional (XI Região Administrativa do Estado de São Paulo), a comunidade interestadual (municípios vizinhos dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul).

Em 2001, com a política de transformação da Pró-Reitoria Comunitária na Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária e com a sua implementação, a UNOESTE fortaleceu o espaço institucional propício à valorização da tríade ensino, pesquisa e extensão, promovendo, por meio da integração desta Pró-Reitoria com a Pró-Reitoria Acadêmica e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação a reflexão necessária sobre a importância da articulação da extensão com o ensino e a pesquisa, para uma visão crítica da sua natureza anterior (mais assistencialista do que acadêmica). Assim, este processo continuado de reflexões e discussões acerca da extensão universitária permitiu a definição e sistematização de uma política institucional de valorização acadêmica da prática extensiva.

A ação da gestão administrativa da extensão é normatizada pelo Regulamento Geral de Extensão – PROEXT que incluiu a Organização Estrutural e o Funcionamento do Comitê Assessor de Extensão CAEX. Foi elaborada e implementada a Instrução Normativa nº 01, referida no Art. 9º  4º, alínea “b” do Regulamento Geral que dá instruções específicas para a realização das ações extensivas na IES e fora dela.

As Políticas institucionais de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária - PROEXT são implementadas, por meio da constituição de grupos e estruturas de funcionamento permanente (coordenadorias), conforme o Organograma Funcional.

A partir de 2009, a PROEXT vem fortalecendo a sua participação na CAPEX (Câmara de Pós Graduação e Extensão para uma maior integração com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação).

Extensão Universitária – o que é?
A extensão universitária possibilita a democratização do saber, estreitando o diálogo com a sociedade. Parceira do ensino e da pesquisa no atendimento às necessidades da comunidade, muito contribui para a construção da cidadania, repassando à população conhecimento, tecnologia e cultura de alta qualidade e vanguardismo na área social. Pelas ações extensivas, a Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE vem cumprindo, de forma cidadã e contínua, o seu papel social na região do Oeste Paulista do Estado de São Paulo e em todo país.

Objetivo geral da PROEXT:

Através da institucionalização das atividades, projetos e programas de Extensão, atender às necessidades da região, enfatizando-se as questões sócio-econômicas, educacionais, ambientais, histórico-culturais e políticas, tendo sempre em vista uma contextualização estadual, nacional e internacional da UNOESTE.

Objetivos específicos da PROEXT:

  • Promover a articulação entre ensino e pesquisa, através de ações extensivas.
  • Ampliar o canal de comunicação com a sociedade, firmando convênios com Instituições de Ensino Superior (Nacionais e Internacionais), Órgãos, Entidades, Empresas, • • Prefeituras, a fim de intensificar o intercâmbio e o aperfeiçoamento técnico e acadêmico da UNOESTE.
  • Estabelecer parcerias com outras Instituições de Ensino, de nível infantil, fundamental e médio para desenvolvimento da pesquisa e do ensino, e a intensificação da prestação de serviços e assessorias pela Universidade.
  • Promover e priorizar eventos e cursos de natureza diversa, que atendam aos interesses universitários e da comunidade regional.
  • Promover a política necessária de divulgação e usos sociais dos conhecimentos produzidos pela Universidade.
  • Promover a capacitação docente e técnica da UNOESTE.

Projeto de extensão

Conjunto de ações processuais contínuas, envolvendo docentes, pesquisadores, alunos bolsistas ou voluntários e servidores bem como participação de instituições externas por meio de parcerias com a Unoeste.

Planejamento de atividade e/ou serviço a serem prestados

Ações episódicas demandadas pela sociedade podendo ter periodicidade flexível, como por exemplo: diagnósticos de situações-problema, levantamentos, caracterizações, estudos, laudos, pareceres, perícias, análises laboratoriais, atendimentos a pessoas ou grupos, aconselhamentos, orientações, tratamentos, terapias, acompanhamentos, supervisões, consultas, experiências piloto, campanhas e similares.

Planejamento de eventos

São considerados eventos de extensão universitária, aqueles realizados com o propósito de produzir, divulgar e sistematizar conhecimentos, tecnologias e bens culturais, como por exemplo: mostras, encontros, simpósios, oficinas, congressos, jornadas, ciclos de debates e de conferências, workshops, seminários, fóruns, reuniões técnicas, concertos, festivais, recitais, manifestações artísticas e culturais, espetáculos, ateliês, exposições, shows e similares.

Viagens de estudos, visitas técnicas e outros

Pode ter as finalidades: científica, técnica, cultural, educativa, desportiva e etc.

Solicitação de auxílio financeiro para eventos externos, publicações acadêmicas e reuniões técnicas

Ajuda de custo para participação em eventos acadêmicos científicos (Nacional ou Internacional), reuniões técnicas de interesse institucional e publicação de obras literárias, técnicas, científicas e tecnológicas.

Solicitação de auxílio financeiro para participação em programa de capacitação

Treinamentos e cursos: doutorado, mestrado, especialização, aperfeiçoamento, cursos de curta duração e outros.

Solicitação de auxílio financeiro para participação em programa de capacitação

Consiste em publicações didáticas pedagógicas; divulgações técnicas, científicas, culturais, artísticas; repasse de produtos gerados pela universidade, anais, cartilhas, revistas e jornais.

Cadastramento de doações realizadas por setor, curso e/ou faculdade

Trata-se de doações de materiais próprios ou oriundos de campanhas voluntárias da comunidade acadêmica e de produtos acadêmicos desenvolvidos pelos cursos ou setores (exemplos: cartilhas, folders informativos, vídeos, instalações artísticas, etc.)

Curso de extensão e aperfeiçoamento

De natureza não regular, destinados à socialização do conhecimento acadêmico técnico e científico, com execução de calendário e conteúdo programático próprio, permitindo a articulação entre a comunidade acadêmica e a realidade social. Cursos de Extensão denominados Livres(carga horária mínima de 8h30m e carga horária máxima de menos de 180h). Curso de Aperfeiçoamento (com carga horária mínima de 180h ou mais).

Programa de extensão

Conjunto de Projetos de diretrizes e objetivos comuns, que permitam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, mediante a divulgação de experiências resultantes das ações universitárias em benefício da comunidade, viabilizando a troca entre o conhecimento acadêmico e o saber popular.

Alguma mensagem