CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de Iniciação Científica tem todas as vagas preenchidas

Interessados se manifestaram prontamente, já no primeiro dia da publicação das inscrições no Portal Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Curso de Iniciação Científica tem todas as vagas preenchidas
Presidente do Nipem, doutor Gustavo Maia Souza: curso terá três módulos


Atualizado em 16/04/2012

No dia 11 deste mês ocorreu publicação no Portal Unoeste sobre solicitações de inscrições para o curso de Iniciação Científica ofertado pelo Núcleo Institucional de Pesquisas Multidisciplinares (Nipem) em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conforme o presidente do Nipem, doutor Gustavo Maia Souza as 40 vagas disponibilizadas foram todas preenchidas praticamente no mesmo dia. Desta forma, as inscrições foram encerradas.

As ofertas proporcionaram 10 vagas para os bolsistas PIBIC/CNPq, 20 vagas para alunos de graduação e 10 vagas para professores de graduação. O curso acontecerá em maio, durante três sábados seguidos: dias 5, 12 e 19. As aulas de cada módulo serão em período integral, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Souza diz que a finalidade principal é apresentar e discutir os fundamentos de um processo científico, desde suas bases epistemológicas, passando por questões metodológicas, até os padrões de redação de textos científicos.

O módulo de epistemologia terá o docente como responsável e consistirá na apresentação dos fundamentos filosóficos da ciência ocidental moderna – séculos XVI e XVII, pensamento analítico cartesiano e o modelo mecanicista newtoniano; e dos fundamentos filosóficos da ciência contemporânea – séculos XX e XXI, pensamento sistêmico e o modelo da complexidade.

No módulo de metodologia atuarão as pesquisadoras doutoras Renata Médici Cuba, Rebeca Simões, Caroline Luvisotto e Rita Higa, com a apresentação dos métodos básicos do ‘fazer ciência’ em cada grande área do conhecimento científico – naturais e exatas, humanas, saúde. Nesse módulo os alunos serão divididos por área do conhecimento, em função de suas necessidades e interesses.

Para o módulo de redação científica, que será conduzido por Luvisotto e Souza, está reservada a apresentação de técnicas básicas de estilo e redação científica; elaboração de diferentes textos de divulgação científica, a exemplo de artigos e resumos; e discussão sobre algumas especificidades em cada área do conhecimento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem