TV Facopp Online completa quatro anos com 76 mil acessos
Cerca de 80 alunos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda da já vivenciaram a prática televisiva na emissora virtual


No dia 12 de maio de 2008 nascia a TV Facopp Online . Em 2012, a TV universitária virtual da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), comemora seus quatro anos de existência com mais de 76 mil acessos e visitas de internautas de 61 países, dentre eles França, Itália, México, Irlanda e Costa Rica. O tempo de estrada também trouxe para a emissora, mais autonomia, chance de inovação e novos projetos.
Os números de acesso confirmam o crescimento da emissora que, neste período, colocou também à disposição destes webtelespectadores 591 programas. Eles foram produzidos por 80 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda da Facopp. Eles experimentam a prática televisiva com um único objetivo: informação de qualidade para alunos, professores, profissionais da área e comunidade interessada.
A coordenadora geral da emissora, Thaisa Bacco, ressalta a fase atual da TV como uma etapa de “mais autonomia”. Isto significa, segundo ela, que o ensino já faz parte do dia a dia dos futuros profissionais que produzem conteúdo para obter mais experiência no mercado de trabalho. “Durante os três anos, nós auxiliávamos de perto os alunos, ensinando como funcionava uma TV universitária, etapa por etapa. Nesse quarto ano, podemos comemorar mais ainda a independência da emissora e dos próprios estudantes. Porque o ensino já faz parte da rotina deles, elevando mais ainda o significado do estágio.” Além de Bacco, também atuam na orientação e supervisão do laboratório os professores Roberto Mancuzo (editor-chefe), Carolina Costa Mancuzo (editora-chefe) e Larissa Trindade (Agência Facopp de Publicidade).
A coordenadora do curso de Jornalismo na Facopp e editora-chefe da emissora, Carolina Costa Mancuzo, comenta que os bons resultados são consequência do trabalho dos alunos que aproveitam o estágio para fazer seu portfólio. “Todos os trabalhos que vão ao ar, são assistidos por pessoas do mundo inteiro. Vai muito além do público universitário. Então, a TV Facopp serve como uma ‘vitrine’ aos futuros profissionais”, diz.
Durante os quatro anos de existência da emissora virtual, foram ao ar 110 edições do programa de entrevistas ‘Café com Q’. Outros programas em destaque são o ‘Na Prática’ (bastidores do Jornalismo e Publicidade), ‘Login Cultural’ (cultura e entretenimento), ‘TeleJovem’ (webtelejornal para os jovens) e ‘Notícia em Ação’ (boletim informativo geral), que juntos, totalizaram 481 edições.
Todos esses anos, muitos acadêmicos passaram pela TV. Um dos pioneiros do site da TV Facopp Online é Bruno Dias, que trabalha com internet desde a sua graduação em Jornalismo, em 2005. Ele diz ser de extrema importância ter um veículo como a TV Facopp Online, devido a experiência obtida. “Faz toda a diferença no mercado de trabalho.”
A estudante do 7º termo de Jornalismo Natielly Rallo confirma esta colocação. Ela fez parte da 5ª equipe da emissora, em 2010. “Foi um período de muito crescimento, onde enfrentei alguns medos, inseguranças e aprendi muito sobre a profissão”, diz.
Projetos – No primeiro semestre de 2012, além da rotina normal de produção dos programas, a TV Facopp deu início a dois novos projetos: pesquisa do egresso da TV Facopp e o banco de imagens da emissora.
TV Facopp – A TV Facopp Online surgiu como projeto piloto em 2005 como tema central da um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado por quatro formandos em Jornalismo: Ana Elise Zogheib, Bruno Dias, Cirilo Dias e Christiana Nakandakare. Aprovado o trabalho final, em 2008, os egressos Carolina Rubini, Edislene Vaiandt, Estela Faria e Flávio Veras abraçaram a ideia e implantaram a emissora. No Brasil, a primeira experiência de telejornalismo na internet tinha surgido sete anos antes da implantação da TV Facopp na Unoeste. “De certa forma nota-se um pioneirismo também neste setor”, diz Bacco.
A TV Facopp Online foi também a quarta emissora universitária virtual a se afiliar a Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU), o que aconteceu em 2010. Como fonte de pesquisa acadêmica, a TV Facopp foi objeto de estudo de cinco TCCs, sendo quatro realizados na Facopp, e um na Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), no estado de São Paulo. Além disto, o nome também foi incluído no Mapa das TVs Universitárias do Brasil, pesquisa produzida pela Pós-doutora em Comunicação, Alzimar Ramalho, também professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB).
Serviço – Para conhecer a TV Facopp Online é só acessar o endereço.
Por Ariane Viana, da Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste