Ação de saúde da Proext leva serviços ao Jardim Santa Clara
Mais de 20 estudantes de cinco cursos, com supervisão docente, prestam atendimentos voltados à prevenção



A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste leva ao Jardim Santa Clara ação de saúde para atendimento aos moradores do bairro e outros da circunvizinhança, na zona noroeste de Presidente Prudente. Foi durante a manhã de sábado (18), em frente à farmácia com o mesmo nome do bairro. Houve a prestação de centenas de atendimentos por 21 estudantes, acompanhados da professora Rosângela Cristóvão Ferreira, que também responde pela Coordenadoria de Ações Extensivas da Saúde, juntamente com o assessor de Integração Comunitária, Darci Galbiati.
Atuaram alunos da Farmácia, com aplicação de teste de glicemia; da Medicina, com aferição da pressão arterial; da Biomedicina, com orientação sobre cuidados com o uso da buchinha de cozinha; da Fisioterapia, com o projeto Nível e Prevalência de Atividade Física dos Moradores de Bairros de Presidente Prudente; e da Estética e Cosmética, com massagem facial e relaxante. A ação atendeu ao pedido dos proprietários da Farmácia Santa Clara, Antônio Rodrigues e Joseane Lopes Trevisan Rodrigues, farmacêutica formada pela Unoeste.
Conforme Joseane, a parceria nasceu em outubro do ano passado. Para ela, serviços preventivos de saúde, ofertados gratuitamente, são significativos e necessários aos moradores de bairros. É uma oportunidade de a pessoa ser atendida onde mora, sem precisar se deslocar para o centro da cidade, onde são mais comuns tais eventos. Fazer prevenção é evitar doenças, manter qualidade de vida e não ter a economia afetada por gastos com tratamentos.
Entre as pessoas que buscaram atendimentos, esteve o empresário Osvaldo Silva, que elogiou a iniciativa com a oferta proporcionando facilidade, já que o morador foi atendido no próprio bairro. “Fiz teste de diabetes e aferição de pressão arterial. Estou saindo contente, pois está tudo normal”, comentou. A estudante do 7º termo de Fisioterapia, Aline Ferreira Lima Gonçalves, contou que o projeto do seu curso tem sido muito aceito por moradores de bairros e não foi diferente no Santa Clara. Para Regina Rafael Teixeira, da Biomedicina, ofertar informações sobre higienização é contribuir com a saúde das pessoas, o que torna a ação muito gratificante.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste