Ações focam promoção à saúde do homem
Atividades ocorreram nas ESFs dos jardins Alvorada e Cambuci e foram desenvolvidas pelos acadêmicos do 5º termo de Medicina


A correria do dia a dia faz com que o público masculino se dedique mais ao trabalho do que à saúde. Tendo em vista este cenário, os acadêmicos do curso de Medicina da Unoeste, por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), módulo V, realizaram na noite desta terça-feira (21), ações de Promoção à Saúde do Homem. Com o acompanhamento das professoras Márcia Regina Bueno, Cláudia Alessi e Luciana Vasconcelos, foram realizadas respectivamente nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) dos jardins Cambuci e Alvorada.
Mariane Redivo Aljonas é do 5º termo e participou da atividade desenvolvida no Cambuci. “Abordamos, por meio de palestra, diferentes assuntos como tabagismo, etilismo, câncer de próstata e impotência sexual”, revela. Foram prestados ainda serviços de aferição da pressão e teste de glicemia. “Além disso, para recepcionar melhor o nosso público, distribuímos senhas para aplicação de um questionário básico, para saber a prioridade de cada pessoa que foi na atividade da ESF. Encerramos com uma apresentação musical aos presentes”, diz. O trabalho organizado neste bairro, contou também com o apoio da médica responsável pela ESF, Christiane Mohr Funes.
De acordo com Luciana Vasconcelos, docente que esteve presente no jardim Alvorada, uma das maiores dificuldades em ações de promoção à saúde do homem é o horário de funcionamento da unidade, que não corresponde ao período em que o mesmo está em casa. “Por este motivo, muitos destes pacientes não recebem serviços de prevenção e promoção à saúde. Dessa forma, os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para abordar sobre o câncer de próstata, por meio de orientações conceituais da doença, sintomas e prevenção. Além disso, os alunos avaliariam o estado de saúde dos pacientes presentes”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste