CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agrárias em Ação mobiliza 150 estudantes na 3ª edição

Atividade dos cursos de Ciências Agrárias da Unoeste recebeu as Etecs de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Quatá


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Agrárias em Ação mobiliza 150 estudantes na 3ª edição
Participantes da atividade foram recepcionados no auditório Azaleia, bloco B3 do campus II
Foto: Gabriela Oliveira Agrárias em Ação mobiliza 150 estudantes na 3ª edição
Cadeia produtiva de ovinos foi uma das abordagens apresentadas pelos acadêmicos de Zootecnia
Foto: Gabriela Oliveira Agrárias em Ação mobiliza 150 estudantes na 3ª edição
“Máquinas agrícolas” esteve entre os assuntos expostos pelos universitários de Agronomia


O campus II da Unoeste esteve movimentado nesta sexta-feira (24), com a realização da 3ª edição do evento Agrárias em Ação. Promovida pelos cursos de Ciências Agrárias, a iniciativa mobilizou cerca de 150 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Quatá.

Inicialmente, os participantes foram recepcionados, no auditório Azaleia, bloco B3. Após as boas-vindas, dadas pelos coordenadores, Carlos Sérgio Tiritan (Agronomia), Luiz Carlos Vianna (Medicina Veterinária), José Luis de Lima Astolphi (Agronegócio e professor de Zootecnia), Ademir Alves Junior, do Departamento de Comunicação, fez uma apresentação institucional, com informações sobre processo seletivo, programas de bolsas de estudo e serviço de orientação profissional.

Após o acolhimento, os alunos foram divididos em grupos, para o desenvolvimento das visitas às estações programadas para o evento. De acordo com o organizador, Neimar Rotta Nagano, os participantes se informaram sobre as graduações, bem como visualizaram as estruturas disponibilizadas para a formação acadêmica. “Alunos do 8º termo de Agronomia mostraram aos participantes, instalações usadas pelo curso, como laboratórios, viveiro e a parte de máquinas agrícolas”.

Marilice Zundt Astolphi é docente do curso de Zootecnia e esteve responsável pela apresentação da graduação. Ela comenta que os acadêmicos do 7º termo, pertencentes ao Grupo de Pesquisa em Ovinocultura também tiveram papel importante no Agrárias em Ação. “Eles abordaram diversos assuntos como a cadeia produtiva de ovinos, manejo de verminose e falaram sobre os experimentos desenvolvidos pela área de equinos”.

Segundo Vianna, os universitários do mesmo termo de Medicina Veterinária falaram sobre a profissão, mercado de trabalho e expuseram os ambientes utilizados para atividades práticas. “As Etecs conheceram o Hospital Veterinário e as respectivas áreas disponibilizadas pelo local como Clínica de Pequenos e Grandes Animais e laboratórios”, pontua. Helton Krisman esteve envolvido nesta iniciativa, demonstrando a parte de pequenos animais. “Esta experiência foi muito interessante, pois tive a oportunidade de manter contato com estudantes que pretendem estudar no meu curso e aproveitei a oportunidade para aprimorar a habilidade de falar em público”.

Maria Angélica Borella Farinasso é professora da Etec Dr. Luiz César Couto de Quatá (SP). “O evento Agrárias em Ação é de grande importância, pois permitiu aos nossos alunos saber sobre diferentes áreas e visualizar a estrutura de uma universidade. O nosso público é formado por adolescentes de outros estados como Paraná, Pará, Mato Grosso e Goiás, sendo assim, esta visita é uma oportunidade que permite uma aproximação junto ao ambiente acadêmico. Muitos demonstraram ansiedade para estar aqui hoje”, revela.

Leonardo Mendonça Pereira do Ensino Técnico Médio Integrado em Agropecuária (ETIM) da Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo de Prudente está em dúvida sobre qual carreira profissional seguir: Agronomia ou Veterinária. “Para mim, esta atividade servirá para direcionar essa escolha, permitindo o acesso a informações em relação aos cursos de Agrárias, com os quais me identifico”.

O aluno da Etec Prof. Milton Gazeetti de Venceslau destaca que pretende prestar vestibular para Zootecnia. “Esta visita me permitiu conhecer esta graduação e, também, verificar os campos de atuação do zootecnista. Estou certo de que é esta área que desejo seguir”, finaliza.

A 3ª edição do Agrárias em Ação foi finalizada com um almoço para todos os participantes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem