Balanço: segmentação permeou evento na Comunicação
Palestras e workshops nas áreas de Jornalismo e Publicidade trouxeram muita discussão a respeito da realidade do mercado



A segmentação do Jornalismo e da Publicidade e a preocupação com a especialização e o conhecimento para atuação no mundo digital marcam o balanço final da 18ª Semana da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste. O evento aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio e reuniu um público de mais de 230 pessoas nos auditórios do bloco B3, no campus II.
Segundo a coordenadora do curso de Publicidade, Larissa Crepaldi Trindade, a semana proporcionou mais uma vez a oportunidade dos estudantes de um contato direto com profissionais de diversas partes do país. “Quem participou intensamente das palestras não teve dúvidas de que o mercado de trabalho, embora aberto, tem um filtro importante, no que diz respeito à qualificação, especialização e segmentos do Jornalismo e Publicidade”.
De fato, a questão da segmentação de mercado e as oportunidades abertas aos profissionais de Jornalismo e Publicidade foram os temas centrais das discussões abertas nas sete palestras realizadas nos dias de evento. Em Jornalismo, estiveram presentes o repórter da Folha de S. Paulo, João Alberto Pedrini; Flávio Florido, editor de Fotografia do Portal UOL; e a apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito. Em Publicidade, as apresentações foram realizadas por Luciana Colnaghi, da agência Leo Burnett, além de Halph Lima da Silva e Fernando Nobre, da agência Borghi/Lowe.
João Alberto Pedrini e Flávio Florido ressaltaram a necessidade dos futuros profissionais se especializarem já durante a faculdade, não desistirem daquilo que acreditam e investirem na carreira mesmo quando tudo parece ser complicado. “A grande dica que dou é fazer e depois pensar”, disse Florido. Pedrini ainda destacou a força e a necessidade da convergência dos meios e que o repórter de impresso hoje precisa estar atento para isto. Como exemplo mostrou a TV Folha, segmento televisivo do jornal impresso onde trabalha. “É uma novidade e uma tendência. O impresso tende muito a ganhar com esta expansão de fronteiras.”
Isabele Benito, do SBT Rio, surpreendeu o público presente com a apresentação do jornalismo policial praticado especificamente no Rio de Janeiro, por conta da “guerra” entre polícia e traficantes. De acordo com ela, o Rio tem um tipo de cobertura policial diferente porque vive uma realidade nua e crua. “Lá o jornalismo é mais ágil e culturalmente carioca. Tive de me adaptar ao hard news e, ao mesmo tempo, manter o foco na prestação de serviços à comunidade, que é outro tema muito forte por lá”.
Luciana Colnaghi, planner da agência Leo Burnett, apostou em sua palestra na aproximação da Publicidade com a Psicologia. “Entender que tudo o que fazemos se resume às pessoas e seus comportamentos é fundamental para a Publicidade”. Ela ainda reforçou a necessidade de uma formação sólida para encarar o mercado com mais consistência.
Neste sentido, também é fundamental para a área publicitária o recado que Halph Lima da Silva e Fernando Nobre, da agência Borghi/Lowe, deram em suas palestras. Halph, que trabalha com mídia publicitária, alertou que este segmento é uma porta de entrada para o futuro profissional, desde que ele se preocupe com os quatro pilares que balizam o segmento: “Criatividade, inovação, raciocínio estratégico e responsabilidade”.
Para Fernando Nobre, além disto, e de forma geral na carreira, é preciso se preocupar que “muitas vezes temos que aprender a ultrapassar a barreira do drama criativo, fazendo pesquisas, procurando um diferencial. Temos que aprender a estar abertos a novas experiências.” Ele enfatizou ainda que o profissional deve ser multifacetado e completo. “É preciso escrever bem e ilustrar bem. O mercado deseja um profissional com diferentes habilidades além das necessárias para ampliar seu leque de conhecimento”.
A Semana de Comunicação da Facopp teve ainda uma noite dedicada à pesquisa e extensão universitárias, com apresentação do projeto TV Unesp Assis, pelo professor doutor Eduardo Galhardo e a bolsista Mariana Escher Toller.
Para os alunos, o recado dado pela Semana de Comunicação foi importante. “Agora tenho plena certeza do que eu quero. Principalmente pelo fato de que devemos nos especializar em uma área”, disse a aluna do 1º termo de Comunicação Social, Gabriela Leal.
Uma novidade deste ano, na Semana de Comunicação, foi o retorno dos workshops, que abordaram os temas de animação, fotografia, edição de imagem, produção de roteiro, cinegrafia, oratória e programas gráficos para criação. As oficinas foram aplicadas por profissionais de Presidente Prudente.
O aluno Estevão Pinheiro, do 1º termo de Comunicação Social, participou de dois workshops e considerou o tempo muito proveitoso. “Foi importante conhecer as experiências dos profissionais e aprender um pouco sobre as áreas que pretendo seguir”.
Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste