Bolsista de intercâmbio elege país referência em tecnologia
Estudante de Sistemas de Informação na Unoeste escolhe os EUA e ficará 12 meses na Virginia State University

Predisposto a ter o seu próprio negócio de desenvolvimento e gerenciamento de software, Andrios Robert Silva Pereira integra o novo grupo de estudantes da Unoeste com bolsa do governo federal para intercâmbio internacional. Elegeu como país de destino os Estados Unidos, por ser um polo mundial em tecnologia. Seu interesse é ampliar os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação, na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), durante 12 meses na Virginia State University.
A viagem para os Estados Unidos está prevista para julho, com aulas a partir de 22 de agosto. “Vou morar no campus. Estou esperando a resposta do responsável pelas acomodações, para saber a partir de que data estarão disponíveis”, conta Pereira que é aluno do 7º termo e após a experiência internacional retornará para os seis meses restantes do curso que classifica como excelente. Diz que pretende estagiar lá, conforme prevê o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), no qual se inscreveu em janeiro deste ano.
Pereira conta que teve interesse em experimentar outra realidade. Sem expectativa real, se arriscou. Se inscreveu restando poucos dias para vencer o prazo. Dentro de duas semanas teria que enviar a comprovação da proficiência em inglês. Nunca estudou numa escola de línguas, o que sabia em grande parte era em decorrência do hábito de jogos on-line. Foi a São Paulo, fez as quatro etapas do Test of English as a Foreign Language (Toefl) e passou. “Durante uma semana estudei muito, fiquei praticamente sem dormir”, comenta.
Aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, na sequência Pereira recebeu a homologação da Unoeste e passou a ter o apoio da Assessoria de Relações Interinstitucionais, junto às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária (Proext). O assessor Dr. Antonio Fluminhan Júnior vem acompanhando todas as etapas, inclusive as do aceite pela universidade do Estado da Virginia.
O interesse de Pereira pela formação e futuro exercício profissional na área de informática surgiu em 2009, quando estava concluindo o ensino médio na Escola Estadual Fernando Costa. “Os games me fizeram gostar de tecnologia. Em 2010 ingressei na Unoeste, num curso que exige muito, com excelente estrutura, professores, coordenação e direção”, afirma e cita os nomes do diretor Moacir Del Trejo e do coordenador Haroldo César Alessi. Também desde 2009 trabalha na empresa Caiuá, atualmente como assistente de suprimentos logísticos.
O momento vivido pelo intercambiário é de esforço redobrado para concluir o semestre na Fipp, e também de estímulo dos colegas, professores e familiares. “Meus pais estão orgulhosos”, diz em relação a Adilson Alves Pereira que à noite trabalha numa pizzaria e durante o dia faz serviços de bancos e a mãe Rosileide Maria Silva Alves Pereira, dos quais é o filho do meio, sendo o mais velho auxiliar administrativo e o caçula estudante do ensino médio.
“Conforme informação do Dr. Fluminhan, estou indo para uma universidade que está no ranking mundial entre as 250 melhores. Tem vários cursos na área de tecnologia. Certamente, terei a oportunidade de uma outra visão, estando num grande centro. Uma experiência internacional no currículo me dará condições de desenvolver meu potencial para o empreendimento que pretendo ou mesmo na busca de emprego numa multinacional, em São Paulo”, espera Pereira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste