Calouros da Veterinária visitam acervo de ciências naturais
Iniciativa serve para mostrar espaços a serem explorados e proporciona visualizar o universo da profissão



Durante o horário das primeiras aulas da manhã desta sexta-feira (10), calouros da Medicina Veterinária conheceram mais um espaço a ser explorado em seus estudos: no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Visitaram o Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), acompanhados pelo professor de introdução, Haroldo Alberti. “As finalidades são as de mostrar espaços em que os alunos irão desenvolver seus estudos e proporcionar uma visão sobre o universo profissional, com foco no mercado de trabalho”, disse o professor.
“Quando chega, o aluno não tem muita noção do que realmente é a medicina veterinária. Alguns até acham, por exemplo, que é apenas cuidar de pequenos animais. Porém, é muito mais. O profissional dessa área está inserido na área de proteção da saúde da população, com relação às doenças transmitidas dos animais para os seres humanos e sobre a alimentação de origem animal. A visita ao acervo é o primeiro momento do despertar para a pesquisa e extensão, voltadas à preservação de espécies da fauna silvestre”, comentou Alberti.
Para a estudante, Priscila Carolina Gonçalves, há a expectativa de que a visita feita ao acervo, mantido pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), venha a contribuir não só com sua formação, mas com a futura vida profissional. “Acredito que conhecer o acervo é de suma importância, como é tudo o que conhecemos e aprendemos. Pode ser que hoje a gente ainda não tenha uma visão muito clara, mas acredito que lá na frente, o mercado de trabalho irá nos mostrar isso”, avaliou Priscila.
Estiveram no local, 38 estudantes e no livro de registro das visitas é possível reafirmar o caráter regional e interestadual da comunidade acadêmica da Unoeste, sendo mais da metade deles de outras cidades que não Presidente Prudente: como Álvares Machado, Presidente Epitácio, Rancharia, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Dracena, Presidente Venceslau, Pirapozinho, Guararapes, Santo Inácio (PR) e Nova Andradina (MS). A recepção foi feita pela supervisora do Aecin, Graziella Orosco, com as apresentações de informações institucionais e sobre o acervo, constituído de várias seções, como os animais da fauna regional empalhados ou taxidermizados.
Visitantes – Ailton Plínio da Silva Júnior, Airane Mescua de Mattos, Alexia Duran Martinez, Aline Rosa de Azevedo, Amanda Gabriela Abonizio, Amanda Senio Kalil, Ana Paula Miranda dos Santos, Andressa Filaz Vieira, Arthur Benhur Bagnara Rodrigues dos Santos, Bianca Aparecida Carlini de Assis, Bruno Antônio Soares Barcella, Bruno Henrique Cacheffo Espigaroli, Caio Henrique Polidorio Cardoso, Danilo Amaral da Silva, Danilo de Souza Gonçalves, Diego Ros Neto, Diego Zana Maganini, Diogo Santos da Silva, Emily de Figueiredo Slobodticov, Ethiellen Rissi, Fernanda Occulati Rocha, Gabriel Machado de Moraes, Gabriela Martos, Germana de Souza Teschi, Giovanna Nascimento Scatolin, Grieg Roque Coelho, Guilherme de Campos Vicentin Silvério, Gustavo Correia Lisboa, Ivan Eurico Venturin Júnior, Júlia Oliveira Lima Zahra, Lara de Melo Lanza Caldeira, Lucas Thyago Caruso Dorazio, Mariana Contri, Mariana Pereira Batista, Micaela Thayná de Souza Plens, Priscila Carolina Gonçalves e Rui Santin.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste