CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação e Comunicação em debate no início de jornada

Ismar Soares, docente e jornalista, defende a utilização da metodologia da Educomunicação para promover aprendizagem e práticas cidadãs


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Educação e Comunicação em debate no início de jornada
Ismar Soares é supervisor do Projeto Mídias na Educação do MEC
Foto: Débora André Educação e Comunicação em debate no início de jornada
Professora Sheila Franceschini e a Orquestra Sinfônica da Unoeste
Foto: Débora André Educação e Comunicação em debate no início de jornada
Coral da Unoeste se apresentou sob a regência da professora Kátia Calil


Boa música e a presença de um estudioso em Educomunicação marcaram a abertura da XIV Jornada de Educação e do XIV Simpósio de Iniciação Científica (SIC) da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, ontem à noite (6), no salão do Limoeiro, campus II. Ismar de Oliveira Soares é professor titular na ECA-USP e jornalista, tendo escrito 30 artigos sobre o assunto.

Soares agregou a temática dos eventos focada no comportamento das linguagens frente ao desenvolvimento tecnológico, todo o seu conhecimento e projetos práticos da metodologia pedagógica da Educomunicação.

Segundo o educador, o conceito básico desse sistema é relativamente novo, tem pouco mais de uma década de estudos. Como o próprio nome indica, é o encontro entre a Educação e a Comunicação. A principal meta é a construção da cidadania, cuja proposta emprega o uso de recursos tecnológicos e técnicas da comunicação na aprendizagem.

“A Educomunicação é uma obra que vai além, muito além de um líder ou de um movimento, ao contrário, sua herança cultural pode beneficiar várias gerações de estudantes”, ressaltou Soares.

Antes da palestra de abertura, os acadêmicos do curso de Música, mostraram, na prática, como a linguagem musical pode integrar arte e conhecimento. Dividida em duas partes, a Orquestra Sinfônica da Unoeste, coordenada pelo professor André Luiz Correa Gonçalves de Oliveira, executou alguns movimentos da suíte Abdelazer de Henry Purcell, autor barroco, que enfatiza o contraste. Para fechar esse bloco de apresentação, a professora lírica Sheila Franceschini, deu voz a orquestra e emocionou o público presente.

Na segunda parte, o Coral da Unoeste, composto por alunos do 1o, 3o e 5o termos, interpretaram a música “Tanto Mar”, de Chico Buarque, e três canções de Vinicius de Moraes: “Água de Beber”, “Rosa de Hiroshima” e “Berimbau”.

Serviço – A programação vai até o dia 11 de maio, hoje à noite (7), a partir das 19h, vários minicursos ocorrerão no campus I da universidade. Confira mais informações no espaço Mural.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem